Americana recebe Paulo Miklos, Papisa, Tori e Ottopapi nesta sexta

Americana recebe Paulo Miklos, Papisa, Tori e Ottopapi nesta sexta

Mais de 1,13 mil quilômetros já foram percorridos pelo Circuito – Nova Música, Novos Caminhos, que volta à estrada nesta quinta edição e faz parada especial em Americana nesta sexta-feira (6). O evento, que destaca artistas consolidados e novos nomes da cena independente, desembarca no Moon Club com line-up de peso: Paulo Miklos e Papisa apresentam seu novo projeto intimista, enquanto as promessas Tori e Ottopapi completam a programação.

Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla, com valores entre R$ 25 e R$ 45.

A passagem por Americana ainda conta com atração local. A banda Vcio foi a escolhida para representar a cidade na noite, reforçando a proposta do Circuito de promover a troca entre artistas regionais e músicos de outras partes do país.

A turnê começa em Campinas (5), segue para Americana (6) e termina no Cineclube Cortina, em São Paulo (7). O projeto tem patrocínio da Heineken, realização da Vegas Cultural e curadoria de Lúcio Ribeiro.

Quem embarcar no Circuito #05 terá a oportunidade de conhecer em primeira mão o novo projeto do titã Paulo Miklos com a multi-instrumentista Papisa. As apresentações estão entre as primeiras dessa união sonora intimista entre o músico com mais de 40 anos de carreira e a cantora, compositora e produtora musical paulistana que está na estrada há cerca de uma década. 

Os shows coincidem com o lançamento nas plataformas digitais do single duplo, previsto para 5/12 pela gravadora Deck. Além das novidades, o público do Circuito #05 pode esperar um repertório com hits que marcaram a carreira. Paulo Miklos, que acumula diversas experiências de turnês na bagagem, afirma estar ansioso para viver a experiência do Circuito #05. “Estou empolgado com o encontro de gerações com tantos novos talentos! Nosso show no Circuito já é a realização desse desejo de renovação!”, comenta. “Nossa parceria inusitada rendeu um show delicioso e o lançamento de um single duplo. Muito feliz em celebrar esse encontro fortalecendo a cena independente”, completa Papisa.

Paulo Miklos e Papisa | Créditos: Maria Cau Levy

Quem também desembarca com novidades no Circuito #05 é a cantora e compositora Tori, de Aracaju (SE). Seu show será principalmente baseado em Areia e Voz, o segundo álbum da discografia, que acaba de ser lançado pela Gravadora Guano. Ele sucede o álbum Descese, de 2023, que teve produção de Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti, e foi indicado ao Prêmio Multishow na categoria Brasil.

Neste ano, além da oportunidade de percorrer as estradas ao lado de Paulo Miklos e Papisa, Tori já abriu shows de artistas como Ziggy Alberts e 5 a Seco. No Circuito #05, o público poderá conferir suas novas faixas, delicadas e contemporâneas, que representam a sofisticação da nova cena brasileira, transitando em arranjos acústicos e sensíveis. Em “Areia e Voz”, Tori repete a parceria com o produtor Domenico Lancellotti para levar ao público sua intimidade poética e expressão musical livre e inventiva. 

Tori | Créditos: Elisa Maciel

O line-up do Circuito #05 se completa com Ottopapi. O paulistano também promete novidades para sua segunda participação na itinerância, como o lançamento do single “Ruim da Cuca”. Ele já é de casa, porque se apresentou como atração local, na segunda edição, apenas no show de SP. A participação evoluiu e agora o público de Campinas e Americana também poderão conferir o projeto solo de Otto Dardenne, artista, produtor cultural, designer gráfico e DJ com ampla atuação na cena independente atual.

Entre 2015 e 2023, Otto integrou as bandas Goldenloki e Gumes, e em 2024 decidiu iniciar o projeto atual baseado no indie rock pulsante, junto aos músicos Gael Sonkin, Thales Castanheira, Vitor Wutzki, Bianca Godói, Yann Dardenne e Danileira. Seu disco de estreia está em produção com Chuck Hipolitho (Forgotten Boys, Vespas Mandarinas).

Ottopapi | Créditos: Gabriel Freitas_@INSALLUBRE

Atrações locais

Pré/sal

De Campinas (SP), a Pré/sal emerge da nostalgia e ironia da pós-juventude no país do pré-sal. Com Eleonora (voz), Pedro (guitarra), Heitor (guitarra), Vilela (baixo) e Paul (bateria), transita entre o indie, o shoegaze, o math rock e o dream pop, e as letras melancólicas refletem pensamentos sobre afetividade, subjetividade, inseguranças, trabalho e o cansaço do capitalismo tardio. A Pré/sal se define como produto da tentativa subjetiva de sustentar a criatividade em meio às crises e à exaustão.

Vício

A banda de Americana (SP) é formada por Júlia (vocal e baixo), Léo (guitarra), Gabriel (Vocal e bateria) e Tiago (vocal e guitarra). Sua identidade se define pelo encontro entre o “pop de computador” e o “rock cru de garagem”, em que guitarras fritadas e dissonantes dividem espaço com vocais tunados e sensíveis. As letras mergulham no caos do mundo contemporâneo, no cotidiano digital e nas contradições de uma geração em busca de sentido. Atualmente, a Vício está em estúdio com três produtores da cena alternativa paulistana, trabalhando em seu novo álbum previsto para o início de 2026. Para a banda, a Vicio é o barulho doce do colapso moderno.

Celacanto

A Celacanto é uma banda independente de São Paulo (SP), com sonoridade derivada do rock alternativo. Formam o quarteto o vocalista e guitarrista Miguel Lian, o guitarrista e sanfoneiro Edu Barquinho, o baixista Matheus Arruda e o baterista Giovanni Lenti. Melodias tortuosas e arranjos intrincados compõem o repertório influenciado por referências indies da cena paulistana contemporânea e o art rock dos anos 1990.

Circuito Nova Música, Novos Caminhos: combustível para a cultura “on the road” no Brasil

Com patrocínio da Heineken, o Circuito Nova Música, Novos Caminhos é uma iniciativa itinerante pensada além da experiência ao vivo dos artistas. O projeto está em circulação desde 2024, conectando artistas, público e casas independentes por meio de micro-turnês inspiradas na vivência “on the road” (“pé na estrada”, na tradução livre). Cada edição é programada para promover encontros de profissionais diversos, escolhidos a partir de uma curadoria atenta à cena atual brasileira.

O Circuito Nova Música, Novos Caminhos foi idealizado em conversas de Gustavo Sartori Barba e José Guilherme Padovani, da produtora Vegas Cultural, com o jornalista Lúcio Ribeiro, da Popload, que hoje também é responsável por liderar a curadoria da iniciativa. A ideia partiu da identificação dos desafios enfrentados pelos profissionais da nova cena musical brasileira. 

A inspiração para sua criação foi o conceito de turnês que já acontecem no exterior, mas que ainda enfrentam muitos impedimentos para a realização no Brasil, desde geográficos, financeiros, sociais, entre tantos outros.

“Quando fortalecemos a ideia tão trivial para a música nova como o  ‘on the road’, um pilar importante que artistas/bandas novos têm tanta dificuldade de implementar no Brasil, por várias razões, a gente percebe o quanto esses artistas/bandas crescem a olhos vistos e de uma maneira rápida, interagindo com novos públicos e com os outros artistas, experimentando uma bagagem de palco diária onde cada novo show é melhor que o do dia interior, entre outras coisas. Basta essa chance ser dada”, comenta Lúcio.

Desta forma, o Circuito Nova Música, Novos Caminhos segue materializando a “cultura da van” e da convivência entre artistas em viagens conjuntas, tão comum nos Estados Unidos e Europa, mas praticamente inexiste no Brasil ainda hoje.

Os artistas interessados em participar do Circuito Nova Música, Novos Caminhos devem se inscrever no site www.circuitonovamusica.com.br. São por esses canais que a curadoria de Os artistas interessados em participar do Circuito Nova Música, Novos Caminhos devem se inscrever no site www.circuitonovamusica.com.br. São por esses canais que a curadoria de atrações acessa os novos talentos que se encaixam na programação e no propósito de cada edição. 

Mais que movimentar a cena brasileira, o Circuito Nova Música, Novos Caminhos fomenta o setor de economia criativa ao ocupar espaços para apresentações ao vivo e viabilizar economicamente esses eventos. Também aproxima o público dessas atrações com dificuldades para investir em turnês de forma independente, que sentem na pele a dificuldade em circular com seus shows pelo país. Neste contexto, o Circuito Nova Música, Novos Caminhos apoia a caminhada de artistas para além das suas fronteiras, não só divulgando o que há de novo e de qualidade na música brasileira, como também unindo saberes de diversas gerações pelas estradas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Blog

19 out 2025

A Avenida Brasil, em Americana, ficou novamente tomada pelo rosa na manhã deste domingo (19). Cerca de 10 mil pessoas

Blog

13 out 2025

A presença dos cães terapeutas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade

Blog

23 set 2025

A chuva intensa que atingiu Nova Odessa por volta das 13h30 desta quarta-feira (22) causou estragos em vários pontos da

Blog

21 ago 2025

O céu de Americana reserva um espetáculo especial para os visitantes do Observatório Municipal (OMA) “Astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik”.

Blog

31 jul 2025

Quatro homens, com idades entre 21 e 27 anos, foram detidos na tarde desta quarta-feira (30) em Americana, após um

Blog

8 jul 2025

O novo conjunto semafórico instalado pela Prefeitura de Americana no cruzamento da Avenida Comendador Thomaz Fortunato com as ruas Adalberto

Anunciar ou recomendar matéria