Nova esperança para quem vive com diabetes tipo 1: estudo cura doença em ratos

Nova esperança para quem vive com diabetes tipo 1 estudo cura doença em ratos

Pesquisadores conseguiram curar o Diabetes Tipo 1 em ratos por meio de um método inovador de transplante duplo. O estudo abre caminho para que a técnica seja testada futuramente em humanos.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Stanford e demonstrou que o procedimento conseguiu restaurar a produção de insulina sem que o sistema imunológico rejeitasse as novas células.

De acordo com os pesquisadores, os ratos tratados deixaram de apresentar sinais da doença após o transplante e não tiveram efeitos colaterais relacionados ao tratamento.

O método combina duas abordagens: o transplante de células capazes de produzir insulina e uma estratégia para evitar que o próprio sistema imunológico ataque essas células, algo que normalmente acontece em pessoas com diabetes tipo 1.

Segundo o pesquisador Seung Kim, professor multidisciplinar da universidade, as principais etapas utilizadas no estudo já são empregadas na prática clínica para tratar outras doenças. Ele afirmou que os resultados são animadores e indicam que a abordagem pode se tornar transformadora para pessoas com diabetes tipo 1 ou outras doenças autoimunes, além de pacientes que precisam de transplantes de órgãos sólidos.

Os cientistas agora pretendem avançar para novas etapas de pesquisa com o objetivo de adaptar o tratamento para testes em humanos. Os resultados do estudo foram considerados empolgantes pelos pesquisadores e reforçam a expectativa de novos caminhos para o tratamento da doença.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

18 jun 2026

As obras de construção do novo Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, avançam esta semana

Saúde

15 jun 2026

Os pacientes atendidos pelo setor de Hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, participaram na última semana de

Saúde

10 jun 2026

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza nesta sexta-feira (12) uma ação especial em

Saúde

2 jun 2026

A Secretaria de Saúde de Americana recebeu, na última semana, o repasse de R$ 700 mil referentes a três emendas

Saúde

1 jun 2026

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está com os estoques dos tipos sanguíneos O

Saúde

1 jun 2026

Com a chegada dos meses mais frios, aumenta significativamente a circulação de vírus respiratórios e, consequentemente, os atendimentos por doenças

Anunciar ou recomendar matéria