A Trilha da Primavera estará de volta ao Centro de Americana, no calçadão da Praça Basílio Rangel, neste sábado (10), das 9h às 12h, com uma programação especial em homenagem ao Dia das Crianças. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA).
A programação reúne atividades de educação ambiental, lazer e conscientização. Entre as atrações estão doação de mudas e sementes, oficina de desenhos e exposição de bioplástico, realizadas pela Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Programas e Agricultura (UEAPPA), vinculada à SMA; orientação nutricional, oferecida por uma voluntária da ACIA; presença de cães terapeutas dos projetos Pet Terapia e Patas que Curam; adoção de filhotes de animais pela ONG Meu Abrigo; dança e animação com os Amigos do Flash Back; exposição de maquete sobre a importância do combate à dengue; e atividades de terapias alternativas, pelo Projeto Amor e Luz.
Também fazem parte da programação atividades de educação ambiental voltadas às crianças, pelo projeto Destinos do Bem; ações educativas da Associação Barco Escola da Natureza; o Show Dog, com acrobacias realizadas por cães da Romu Canil, unidade especializada da Guarda Municipal de Americana (GAMA); e a presença de representantes do Rotary Club Ação.
O evento contará ainda com área kids com brinquedos e trenzinho gratuito da ACIA para as crianças. Haverá food trucks para alimentação no local.
“A Trilha da Primavera reforça o compromisso que todos devemos ter com o meio ambiente. Será um evento com muitas atividades e esperamos grande adesão por parte da população”, comentou a diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura e interlocutora do Programa Município VerdeAzul (PMVA) de Americana, Kátia Birke.
“Todos estão convidados a passarem um fim de semana agradável prestigiando essa iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e da ACIA que reforça a conscientização ambiental e o comércio local”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales.






