Neste sábado (14) um fenômeno astronômico único e fascinante irá encantar os brasileiros: um eclipse parcial do Sol. Para proporcionar uma experiência inesquecível aos entusiastas da astronomia, o Observatório Municipal de Americana (OMA) abrirá suas portas a partir das 14h para a observação desse evento celestial raro.
O eclipse parcial do Sol, que ocorrerá no sábado, será uma oportunidade emocionante para os habitantes da região testemunharem o espetáculo do cosmos. O astrônomo e coordenador do OMA, Carlos Andrade, compartilhou informações detalhadas sobre o evento, destacando que o eclipse não será total, mas sim parcial.
“Não veremos a fase anular, com o Sol sendo encoberto cerca de 40% pela Lua. O eclipse terá início às 15h38, quando o Sol estará numa altura de 35º no horizonte Oeste. O ponto máximo do fenômeno irá ocorrer às 16h48, quando o Sol já estará bem baixo, cerca de 19º de altura. O final do fenômeno ocorrerá às 17h50, quando nossa estrela estará com uma altura de 4º acima do horizonte”, explicou o astrônomo.
Embora a observação de um eclipse parcial do Sol seja uma experiência única e emocionante, é importante tomar precauções para proteger a visão. Carlos Andrade enfatiza que apenas dispositivos de proteção solar adequados devem ser usados. Os óculos de Sol comuns, radiografias, vidros escuros, câmeras ou telescópios sem filtros apropriados não devem ser utilizados para observar o eclipse, pois podem causar danos graves à visão.
Para uma observação segura e nítida do eclipse, os interessados devem procurar pelo filtro de máscara de soldador com tonalidade “14 DIN”, que está disponível em lojas de materiais de construção e é acessível em termos de preço. Este filtro é a escolha ideal para proteger os olhos enquanto desfrutam da beleza do fenômeno celeste.