INSS: A prova de vida ainda é necessária em 2025?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que 175 mil brasileiros já utilizaram o cartão INSS Vale+, que permite a antecipação de R$ 150 de aposentadoria, pensão e outros benefícios permanentes pagos pelo órgão. O desconto ocorre diretamente na folha de pagamento do mês consecutivo. "Esse número é significativo, pois demonstra que havia demanda. O cartão evita que a pessoa contraia um empréstimo maior do que realmente precisa, prevenindo um ciclo de dependência financeira" explica Alessandro Stefanutto, presidente do INSS. O instituto planeja avaliar a performance do INSS Vale+, incluindo o valor liberado para antecipação. "No final de fevereiro, está prevista uma revisão da medida para verificar se o valor oferecido pelo INSS Vale+ atende às expectativas dos segurados" afirmou Stefanutto. INSS Vale+ com novo acesso No último dia 20, o INSS anunciou que os beneficiários poderão antecipar o INSS Vale+ utilizando um cartão físico ou outro meio disponível com biometria. A transação será permitida apenas se o cartão do beneficiário tiver chip e senha pessoal para confirmação de segurança. Para outros meios, como o cartão virtual, será exigida biometria. Em ambas as modalidades, não é necessário desbloqueio prévio do programa. Uma segunda portaria definiu que o valor antecipado não afetará os limites de crédito consignado. O desconto de uma antecipação salarial só poderá ser feito dentro do limite disponível e sem ultrapassar o teto permitido pelas leis que regulam o empréstimo consignado. Caso outras dívidas atinjam esse limite, a antecipação salarial não poderá ser utilizada.

Sim. Em 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS continua a exigir a prova de vida dos seus beneficiários. Porém, algumas mudanças foram adotadas para tornar esse processo mais acessível e menos burocrático.

O novo sistema permite que a maior parte dos beneficiários não precise mais comparecer pessoalmente às agências. Hoje, a prova de vida é realizada através do cruzamento de dados em bases públicas e privadas, que verifica, de forma automática, as atividades dos beneficiários em diversos serviços governamentais.

Quem ainda precisa realizar a prova de vida manualmente?
Ainda precisa realizar a prova de vida manualmente o beneficiário que não teve suas atividades registradas em bases de dados governamentais. Isso não costuma ser comum, pois se o beneficiário utilizou de serviços de saúde pública, por exemplo, ou até mesmo renovou documentos oficiais, estes dados validam seu estado de “vivo”.

Para esses casos, existem duas opções disponíveis:
🔹Via aplicativos: utilizando plataformas digitais, como o aplicativo “Meu INSS”, que permite o reconhecimento facial;
🔹Presencialmente: com agendamento prévio em agências do INSS ou em bancos autorizados.

Os beneficiários têm um prazo de até 10 meses após o mês de seu aniversário para realizar a prova de vida. Caso não o façam, seus benefícios podem ser suspensos até que a situação seja regularizada.

Como funciona a prova de vida digital?
A prova de vida digital é uma alternativa prática para aqueles que possuem biometria cadastrada em sistemas como o do Tribunal Superior Eleitoral ou em carteiras de motorista. O reconhecimento facial é a principal tecnologia utilizada, permitindo que o processo seja realizado de forma remota e segura.

Além disso, bancos parceiros do INSS também oferecem a possibilidade de realizar a prova de vida através de seus aplicativos, utilizando biometria digital para garantir a autenticidade do beneficiário.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Brasil

16 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que está em estado vegetativo após um mau súbito nos Estados Unidos em setembro

Brasil

14 out 2025

Um incêndio no Paraná provocou, nesta terça-feira (14), um apagão que atingiu 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. A

Brasil

29 set 2025

Impulsividade, desatenção e agitação são alguns dos sintomas conhecidos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apesar de

Brasil

2 ago 2025

Agora, pessoas com fibromialgia são oficialmente reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD). O presidente sancionou a lei que garante esse

Brasil

30 jul 2025

Na manhã desta quarta-feira (30), duas aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, colidiram durante

Anunciar ou recomendar matéria