Um vídeo contendo um crachá falso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem circulado em um aplicativo de mensagem neste mês de novembro. No áudio, uma pessoa recomenda que o vídeo seja amplamente compartilhado e alerta sobre tentativa de golpe usando a “prova de vida presencial”. Na mensagem, a pessoa diz que “alguns bandidos mandaram confeccionar crachás falsos do INSS para conseguir entrar nas casas” das pessoas. No entanto, não há denúncia sobre essa abordagem aos aposentados e pensionistas do INSS. A imagem veiculada não é nova, ela começou a ser distribuída em abril deste ano. Dois meses depois, a mesma imagem voltou a circular, desta vez, o destaque é o verso do crachá falso.
Contudo, o órgão reforça a mensagem de segurança: caso alguém apareça na sua porta com uniforme e crachá do INSS dizendo que foi fazer prova de vida presencial, não atenda e ligue para a polícia. O instituto não usa uniforme e não faz esse tipo de visita. Desde o ano passado, a prova de vida é feita pelo próprio INSS com o cruzamento de dados. Mas se o beneficiário quiser fazer a prova de vida, pode utilizar o aplicativo ou o site Meu INSS.
De todo modo, o INSS recomenda que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo instituto não forneçam documentos, fotos, login e senha do Gov.br a estranhos. Desconfie de contatos inesperados: nunca forneça informações pessoais ou financeiras a quem ligar ou enviar mensagens dizendo ser do INSS. Sempre verifique a autenticidade do contato através dos canais oficiais, como a Central 135.