Interventor e Exército dizem que não permitirão volta de manifestantes

Acampamento antidemocrático de Brasília foi desmontado nesta segunda

Nomeado interventor federal para a área de segurança pública do Distrito Federal, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, assegurou que as forças federais e distritais não permitirão que a área em frente ao Quartel General do Exército volte a ser ocupada.

Esta manhã, policiais militares e efetivos do Exército começaram a desocupar o amplo espaço verde localizado a cerca de 6 quilômetros da Esplanada dos Ministérios. Até por volta de meio-dia, cerca de 1,2 mil pessoas já tinham sido detidas no local e conduzidas para a Superintendência da Polícia Federal, onde está sendo feita uma triagem.

“Desativamos o acampamento que funcionou como QG dos atos antidemocráticos inaceitáveis de ontem [8]”, escreveu Cappelli em sua conta pessoal no Twitter, referindo-se à invasão, neste domingo, ao Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo federal), ao Congresso Nacional e ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Todas as barracas serão retiradas. A área foi retomada e não será permitida a volta de “manifestantes””, acrescentou Cappelli, confirmando que todas as pessoas retiradas da frente do quartel do Exército estão sendo encaminhadas à Superintendência da PF.

Ao menos 40 ônibus foram usados para transportar os manifestantes antidemocráticos detidos até perto de meio-dia. Segundo o Exército, até aquele momento, havia ainda pelo menos 500 pessoas no local. Os pertences pessoais não retirados, como barracas, roupas e outros objetos, ficarão sob a guarda do Exército.

Segundo a assessoria do Exército, apesar da área ocupada há cerca de 60 dias ser muito ampla e bastante visitada por turistas e moradores do Distrito Federal, a Força adotará as medidas necessárias para impedir o retorno de grupos que rejeitam o resultado das eleições e fazem uma série de pedidos golpistas, como uma ação militar para impedir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de governar.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

2 mar 2026

Um menino de 5 anos que caiu do segundo andar do prédio onde mora, em Caruaru, recebeu alta hospitalar e

Brasil

27 fev 2026

Um cachorrinho chamado Pumba foi resgatado após ficar soterrado durante um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas que atingiram

Brasil

26 fev 2026

A brasileira Gláucia Fekete relatou ter escapado, ainda na adolescência, de um possível envolvimento com o esquema internacional associado ao

Brasil

24 fev 2026

Um brasileiro identificado como Rodrigo Rocco morreu nesta segunda-feira (23) após cair em um canal em Amsterdã, na Holanda. Ele

Brasil

24 fev 2026

A brasileira Pietra Garcia, de apenas 4 anos, conquistou uma medalha internacional na Olimpíada Internacional Smeta, competição de matemática voltada

Brasil

23 fev 2026

A reputação de uma empresa sempre foi construída com tempo, consistência e confiança. No ambiente digital, esse processo continua sendo

Anunciar ou recomendar matéria