Redação Jornal Americanense

Menino de 11 anos é aprovado no vestibular e Justiça concede a ele o direito de cursar Matemática

Na última semana, uma notícia surpreendente agitou os corredores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Luan Gama, um garoto prodígio de apenas 11 anos, foi aprovado no curso de Matemática.

Luan não é um estranho diante das câmeras e dos holofotes. O pequeno prodígio já participou de programas televisivos de destaque, como o “Pequenos Gênios”, apresentado por Luciano Huck. Sua habilidade notável em matemática impressionou o público e agora se torna um marco ao ser reconhecido pela Universidade do Estado do Amazonas.

O caminho de Luan até a aprovação na UEA não foi convencional. O garoto, considerado superdotado, precisou recorrer à justiça para garantir sua vaga no ensino superior. Uma liminar foi concedida, assegurando ao garoto a entrada na universidade e abrindo precedentes para casos similares.

A legislação brasileira prevê medidas para crianças superdotadas, reconhecendo a necessidade de adaptar o sistema educacional para atender às suas demandas específicas.

O garoto realizará provas de aceleração na Seduc-AM (Secretaria de Educação do Amazonas) para obtenção de diploma no ensino básico e médico. Posteriormente, ele já estará apto para a realização da matrícula.

André Zogahib, reitor da Universidade do Estado do Amazonas, destacou que a própria instituição orientou a família de Luan durante o processo, buscando assegurar a vaga do prodígio através dos meios legais.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

21 fev 2024

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) o projeto de lei que acaba com a “saidinha”, saídas temporárias de presos em

Brasil

31 jan 2024

Eleitoras e eleitores têm até 8 de maio, menos de quatro meses, para tirar a primeira via do título ou

Brasil

14 out 2023

Neste sábado (14) um fenômeno astronômico único e fascinante irá encantar os brasileiros: um eclipse parcial do Sol. Para proporcionar

Brasil

10 out 2023

Nesta terça-feira (10) o primeiro avião da FAB (Força Aérea Brasileira) aterrissou em Israel para resgatar cerca de 210 passageiros

Brasil

26 set 2023

Como torcedor do São Paulo não poderia estar mais feliz com o campeonato inédito conquistado, mas por mais que eu

Brasil

10 set 2023

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou no início da tarde deste domingo (10) que o governo federal irá disponibilizar R$