Após uma maratona intensa de entrega de obras e inaugurações de novos espaços durante o primeiro semestre, o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), encerrou na sexta-feira (5) o cronograma de eventos da Prefeitura de Americana. De acordo com informações da prefeitura, foram realizadas 60 inaugurações, totalizando uma média de dez eventos por mês nos últimos seis meses.
Nesta sexta-feira, Chico entregou a praça no bairro Mário Covas e o Parque Natural Nilton Pinto Duarte, na avenida Raphael Vitta, na região dos bairros Dona Judith e Catharina Zanaga.
A conclusão das inaugurações ocorre um dia antes do início das restrições impostas pela lei eleitoral, que proíbe, a partir deste sábado (6), a participação de pré-candidatos à reeleição em inaugurações de obras públicas ou na divulgação de prestação de serviços à sociedade. Essa medida entra em vigor exatos três meses antes das eleições municipais.
O prefeito Chico Sardelli refletiu sobre o período de trabalho intenso: “Foi um trabalho árduo e cansativo, mas que valeu a pena. Ficamos dois anos paralisados em função da pandemia de covid-19 e planejamos para os últimos dois anos (2023 e 2024) a realização dos projetos que nós queríamos para a cidade de Americana”, afirmou.
Sardelli expressou satisfação com as realizações alcançadas: “Estou muito feliz porque a maioria deles nós conseguimos atender as necessidades e dentro da lei nós respeitamos. Até hoje as conquistas foram grandes, tivemos alguns problemas – que é natural – mas tivemos soluções também”, acrescentou.
Segundo o prefeito, a maioria dos programas planejados foram concluídos, embora ainda existam alguns detalhes pendentes que as equipes estão trabalhando para finalizar. Entre as realizações destacadas estão a construção de 15 praças, 23 obras na área da Saúde, melhorias no Desenvolvimento Econômico, revitalização do Mercado Municipal, criação de um núcleo de especialidades e a reabertura de dez postos médicos.
A legislação eleitoral também impõe restrições às Câmaras Legislativas. Nos 90 dias que antecedem o pleito, os vereadores estão proibidos de promover solenidades, entregar honrarias ou votos de congratulações e aplausos, além de evitar a promoção pessoal ou propaganda eleitoral em pronunciamentos, inclusive em sessões plenárias, reuniões de comissão ou audiências públicas.