Redação Jornal Americanense

Americana é a 1ª colocada entre as Cidades Amigas do 5G no Brasil

Americana venceu a edição 2023 do Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado nesta quarta-feira (13) pela Conexis Brasil Digital durante o Painel Telebrasil Summit 2023. A premiação foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, que representou o prefeito Chico Sardelli em Brasília.

O prêmio reconhece ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade. O levantamento avaliou 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes.

“Nossa cidade está preparada para se adequar rapidamente ao ritmo do avanço da tecnologia, que vai nos ajudar a aproveitar as melhores oportunidades de desenvolvimento. Fico feliz em ver esse trabalho reconhecido nacionalmente”, disse o prefeito Chico Sardelli.

“Quem ganha com isso é a população, que tem a tecnologia ao seu alcance de forma cada vez mais ágil. E também pela atenção que a cidade desperta para novos investimentos neste segmento”, destacou o vice-prefeito Odir Demarchi.

“Este é um prêmio muito importante que coloca Americana definitivamente entre as cidades mais conectadas do Brasil. Temos trabalhado muito para desburocratizar nossos processos e tornar Americana cada vez mais atrativa para investimentos, e pronta para o futuro. Americana cada dia mais inteligente e humana”, avaliou o secretário Rafael de Barros.

Entre as 10 primeiras colocadas no ranking, nove são do estado de São Paulo: Americana (1º), Jacareí (2º), Pindamonhangaba (3º), Indaiatuba (4º), Jaú (5º), Mogi Guaçu (6º), Bauru (7º), Itu (9º) e Araraquara (10º). Americana foi a cidade que vai mais avançou posições e também conquistou o prêmio desta categoria na região Sudeste.

Americana, e as demais cidades no topo do ranking, se destacam pelos seguintes pontos:

– Autorização para instalação em até 60 dias;

– Centralização e simplificação de procedimentos administrativos;

– Processos e documentação claramente definida;

– Cobrança de taxas condizentes ao valor efetivamente necessário para execução do licenciamento municipal.

Em um pouco mais de um ano de operação no Brasil, o 5G já chegou a mais de 12,7 milhões de acessos e mais de 170 cidades atendidas. Todos os rankings podem ser acessados em www.conecte5g.com.br.

Legislação

Americana também se destaca nesta área por possuir a Lei Municipal 6676/2022, de autoria da vereadora Nathália Camargo, que estabelece os procedimentos para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atendendo à legislação federal em vigor.

De acordo com a vereadora, a sanção da lei pelo prefeito Chico Sardelli foi fundamental para que Americana esteja preparada para investimentos. “A legislação ficou mais flexível para que não haja dificuldades e burocracia ao desenvolvimento do 5G. Com a vinda dessa tecnologia, Americana consegue atrair novas empresas e equipamentos tecnológicos de ponta com geração de renda e emprego”, destacou Nathália. Texto: Pedro Roberto da Silva (MTB 24.215) com Imprensa Conexis

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

13 abr 2024

O “FÉstival – um dia da celebração da fé e da família” divulgou sua programação completa de shows. Nos palcos

Cidades

12 abr 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, ao lado do vice-prefeito Odir Demarchi, entregou a reforma e ampliação da Escola Municipal

Cidades

12 abr 2024

A Secretaria de Saúde de Americana iniciou nesta quinta-feira (11) a vacinação contra a dengue com o atendimento de 95

Cidades

12 abr 2024

Sumaré é uma das cidades da região que irá receber recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos).

Cidades, Saúde

11 abr 2024

As obras de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Antônio Zanaga tiveram início nesta semana com

Cidades

11 abr 2024

A Glass Limpeza, especializada em limpeza de vidros em Americana, comemora uma década de sucesso na RMC (Região Metropolitana de