Americana é a cidade que mais gerou emprego na microrregião em outubro

A análise dos segmentos econômicos demonstra que o maior saldo de empregos ficou com o comércio (177), seguido da indústria (89), serviços (51) e agropecuária (7)

Americana registrou, em outubro, o saldo de 213 empregos, ficando à frente dos outros municípios da microrregião. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta semana.

Foram 3.299 admissões e 3.086 demissões em Americana. No acumulado do ano, são 37.115 contratações, 33.649 desligamentos e saldo de empregos de 3.466. Os números dos últimos 12 meses, de novembro de 2021 a outubro de 2022, marcam 43.324 admissões, 39.852 demissões e saldo de 3.472 empregos.

Se for feito um recorte por gênero, foram 1.769 admissões, 1.787 demissões e saldo negativo de 18 empregos entre os homens, e 1.530 admissões, 1.299 demissões e saldo positivo de 231 empregos entre as mulheres.

A análise dos segmentos econômicos demonstra que o maior saldo de empregos ficou com o comércio (177), seguido da indústria (89), serviços (51) e agropecuária (7). 

Quanto ao nível de escolaridade, o saldo maior ficou com quem tem o ensino médio completo (165). Depois vêm aqueles com ensino médio incompleto (60), superior completo (27) e superior incompleto (11). O saldo foi negativo entre os analfabetos e os que possuem fundamental incompleto e fundamental completo.

“Os números do Caged são um retrato do momento e um indicativo de como anda o mercado de trabalho no País. Americana tem registrado, ao longo dos meses, saldos positivos de emprego. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está atenta aos dados e tem buscado alternativas que favoreçam a contratação dos trabalhadores. Temos realizado vários cursos de capacitação, mantemos contato com o setor produtivo e auxiliamos na intermediação de mão de obra. Com isso, esperamos que a economia de Americana se fortaleça cada vez mais”, avaliou o secretário Rafael de Barros.

Foto: Renan Magri Jacob

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

9 out 2026

A FAM – Faculdade de Americana está com inscrições abertas para a nova campanha da Prova de Bolsas 2027, que

Cidades

9 out 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana apresenta ao público nove filhotes de aves nascidos no

Cidades

8 out 2026

Os serviços da Prefeitura de Americana considerados essenciais, como limpeza pública, atendimento médico de urgência e segurança pública, funcionam normalmente

Cidades

8 out 2026

A Trilha da Primavera estará de volta ao Centro de Americana, no calçadão da Praça Basílio Rangel, neste sábado (10),

Cidades, Economia

2 out 2026

Levantamento foi feito com 400 pessoas e mostra que comércio físico permanece forte, porém a escolha combina promoção, praticidade, variedade,

Cidades

1 out 2026

Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana que utiliza tecnologia para o apoio à

Anunciar ou recomendar matéria