Beto Silva

Sábado é “Dia D” com realização de mamografia e Papanicolau

As UBSs São Domingos e Vila Galo e as ESFs (Estratégia Saúde da Família) Praia Azul e Antônio Zanaga terão equipes mobilizadas para o Papanicolau, com atendimento a todas as mulheres que comparecerem.

A Secretaria de Saúde de Americana promove, neste sábado (9), o “Dia D” de realização de exames de mamografia e Papanicolau. O atendimento às mulheres ocorre das 8h às 14h. Nas UBSs (Unidades de Básicas de Saúde) do São Vito e do Jardim Guanabara serão oferecidos ambos os procedimentos, com limite de 70 mamografias em cada uma delas. 

As UBSs São Domingos e Vila Galo e as ESFs (Estratégia Saúde da Família) Praia Azul e Antônio Zanaga terão equipes mobilizadas para o Papanicolau, com atendimento a todas as mulheres que comparecerem.

A ação faz parte da campanha “Mutirão Saúde da Mulher”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março. Ao todo, ao longo do mês, serão ofertadas 980 mamografias realizadas em veículos adaptados ao procedimento, para atender a demanda espontânea e também mulheres com agendamento. O serviço foi contratado pela Prefeitura por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

As mulheres precisam ter idade entre 35 e 69 anos para a mamografia, enquanto para o Papanicolau a faixa etária contemplada é de 25 a 64 anos. Para ambos os exames, é necessário apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto. O atendimento pode ser feito em qualquer unidade, independentemente da região do município onde a mulher reside.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, destaca que esses exames são fundamentais para o rastreamento de câncer (uterino e mamário). “Com a ampliação do acesso neste sábado, nós esperamos que as mulheres busquem o serviço para a realização dos exames”, diz Danilo.

Além das unidades básicas, o mutirão está recebendo mulheres com agendamento prévio para mamografias na Praça Comendador Müller, no Centro, desde segunda (4) até esta sexta-feira (8). Elas foram chamadas pelo setor de regulação da Secretaria de Saúde.

“Durante a semana nós demos celeridade no atendimento de mulheres com mamografias agendadas. Agora, vamos retomar o mutirão por livre demanda, no sábado, inclusive com aumento na oferta do Papanicolau. Estamos dando mais oportunidade de acesso às mulheres para esses exames preventivos”, considera a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

Desde o início do mutirão, no dia 2 de março, já foram realizadas 425 mamografias e 266 exames de Papanicolau.

Programação:

Dia 9 (sábado) – “Dia D”

Mamografias e Papanicolau

UBS São Vito – Rua Vicente Caravieri, nº 300

UBS Jardim Guanabara – Rua Jacarepaguá, nº 320

Papanicolau

ESF Praia Azul – Rua Maranhão, nº 1.213

ESF Antônio Zanaga – Rua Adelmar Tavares, nº 185

UBS São Domingos – Rua Salvador Giordano, nº 320

UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250

Dia 16 (sábado) – mamografias e Papanicolau

ESF Praia Azul – Rua Maranhão, nº 1.213

ESF Antônio Zanaga – Rua Ademar Tavares, nº 185

UBS Jardim Boer – Rua Romildo Bosqueiro, nº 55

Dia 23 (sábado) – mamografias e Papanicolau

UBS Vila Mathiensen – Rua das Alfazemas, nº 316

UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

19 abr 2024

Santa Bárbara está prestes a ganhar um novo centro comercial e gastronômico que promete encantar moradores e visitantes. Nas próximas

Cidades

18 abr 2024

O mistério que envolvia o Americana Mall finalmente chegou ao fim. Depois de muita expectativa, o shopping de Americana tem

Cidades

18 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (18) a revitalização de mais 10 praças em Americana. Com recursos próprios da

Cidades

18 abr 2024

Maristela Bellini Furlan Vilela, moradora de 44 anos do bairro Residencial Furlan, está desaparecida desde terça (16). Segundo relatos, a

Cidades

17 abr 2024

A rede municipal de ensino de Sumaré passou por uma uma modernização desde 2017, a fim de ofertar um ensino

Cidades

17 abr 2024

Ofertando mais opções de compras e lazer, além de incentivar o trabalhador local, a Prefeitura de Sumaré implantou as feiras