Americana inicia formação de 101 Alunos Tutores em Tecnologia Google

Americana inicia formação de 101 Alunos Tutores em Tecnologia Google

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, deu início, na noite desta quarta-feira (25), à quarta edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google para os estudantes da rede municipal de ensino. A cerimônia para os jovens e seus familiares foi realizada no Auditório do Centro de Cultura e Lazer (CCL).

Ao todo, participam da formação 101 estudantes dos 8º anos de cinco escolas: CAIC Professor Sylvino Chinelatto e EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Florestan Fernandes, Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho, Prof. Milton Santos e Paulo Freire.

“Na edição anterior, em 2024, foram 103 estudantes capacitados e agora estamos repetindo a dose, oferecendo novamente a oportunidade de aprender as ferramentas Google para que esses alunos possam replicar o conhecimento em toda a comunidade escolar. É mais uma ação que prepara nossas crianças e jovens para o futuro, conectando-os ao que há de mais atual na área da tecnologia e ajudando cada um a alçar voos cada vez mais altos”, disse o prefeito Chico Sardelli em mensagem aos presentes na cerimônia.

O programa Aluno Tutor prepara os estudantes para atuarem como protagonistas na adoção de tecnologias no ambiente escolar. A iniciativa integra o projeto de transformação digital implementado em 2021 pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education.

O curso capacita estudantes a aplicar as tecnologias individualmente e oferece ferramentas para que eles auxiliem professores e membros da comunidade escolar, tornando-se multiplicadores e facilitadores do uso dos recursos Google for Education.

“O prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi são grandes apoiadores e incentivadores do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google. A tecnologia permeia a vida atual e está intimamente ligada ao nosso cotidiano e esta formação transforma a maneira como os jovens se relacionam com o conhecimento, se tornando multiplicadores”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

O curso é realizado à distância, em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), onde os participantes utilizam as principais ferramentas do Google e têm acesso a assuntos de cidadania digital. Outra etapa da formação prevê a promoção dos encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual. São, ao todo, 57 horas de formação.

Além da condução das atividades pelos especialistas em tecnologias educacionais da Colaborativa, a iniciativa prevê a participação de um “mediador” – um educador da unidade escolar que fica responsável por mediar e acompanhar os estudantes na trilha formativa.

Já na fase final do programa, acontece a etapa “Adote um professor”, em que cada participante fica encarregado de auxiliar um professor ou funcionário em uma necessidade tecnológica. Para receber o certificado, é necessário que o estudante comprove esse atendimento, realize as atividades avaliativas ao final de cada encontro, os cenários práticos para compor o portfólio do curso e obtenha o aproveitamento mínimo estabelecido.

Também participaram da cerimônia o vereador Levi Rossi e a diretora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação, Alessandra Maraisa Miranda Pereira.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

21 out 2025

Os moradores de Americana têm entrada gratuita no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana) neste fim de

Cidades

21 out 2025

Prepare seu currículo para encontrar o trabalho que você procura! A Prefeitura de Hortolândia promove o 2º Feirão de Empregos,

Cidades

20 out 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (20) mudanças na gestão do DAE (Departamento de Água e Esgoto)

Cidades

20 out 2025

As obras de abertura da nova Avenida Americana, que vai interligar asavenidas Nossa Senhora de Fátima e Bandeirantes, avançam esta

Cidades

17 out 2025

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, contribuiu

Cidades

17 out 2025

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste informou que o abastecimento de água poderá apresentar oscilações

Anunciar ou recomendar matéria