Americana intensifica trabalho contínuo contra febre maculosa

O prefeito Chico Sardelli reuniu-se nesta quarta-feira (14) com representantes das secretarias e unidades responsáveis pelas ações de combate à transmissão da febre maculosa brasileira no município. Mesmo sem casos confirmados da doença em 2023, o objetivo da reunião foi elencar medidas para intensificar o trabalho já realizado.

Participaram do encontro o vice-prefeito Odir Demarchi, o secretário de Meio Ambiente Fabio Renato de Oliveira, o secretário de Comunicação Leon Botão, o secretário-adjunto de Saúde Fábio Joner, a superintendente da Fusame Lilian Godoi, a diretora da Atenção Básica Simone Maciel, o diretor da Vigilância em Saúde, Antonio Donizeti, o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Jorge Gomes e o agente de controle de vetores Jardel Brasil.

“Chamei essa reunião com todos os envolvidos nesse trabalho para identificar o cenário da febre maculosa brasileira no município, já que há casos confirmados na região, e também para traçarmos estratégias conjuntas para intensificar o combate”, afirmou Chico.

Diante dos casos registrados na região, Americana irá reforçar a campanha contínua que já realiza. Serão instaladas mais placas nos locais de risco e ampliadas as ações de conscientização por meio das redes sociais, cartazes e panfletos, além de um trabalho em parceria entre a Vigilância e a Secretaria de Educação, para levar o tema aos estudantes.

Na área da Saúde, será feito um trabalho junto aos médicos e enfermeiros da atenção básica e do pronto atendimento (nas UPAs e Hospital Municipal), a fim de que seja redobrada a atenção em relação aos sintomas da febre maculosa brasileira, uma vez que o diagnóstico e tratamento nos primeiros dias da doença eleva as chances de cura.

“Americana não tem casos confirmados até o momento, e esperamos que continue assim. Mas para isso, vamos intensificar nossas ações e contamos com a colaboração da população, para evitar as áreas de risco”, disse Chico.

Ações já realizadas

Americana conta, desde 2006, com o PVCE (Programa de Vigilância e Controle do Escorpião e Carrapato), que monitora as áreas de risco e mantém placas de advertência à população, alertando sobre a presença do carrapato-estrela nesses locais.

Os profissionais realizam pesquisa do carrapato-estrela em pontos estratégicos, principalmente margens de rios, córregos e riachos, bem como em toda a orla da Represa Salto Grande, áreas consideradas de risco para a transmissão da febre maculosa brasileira, destacadas a partir da identificação de casos confirmados da doença e locais de infecção.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Biológico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento firmaram uma parceria para realizar ações de controle e diminuição da população do carrapato-estrela por meio da aplicação de um agente de controle biológico nas áreas de risco do município. A parceria teve início no final do ano passado e terá novas etapas nos próximos meses.

Sintomas

Os principais sintomas da febre maculosa brasileira são febre (principal), náusea/vômito, manchas avermelhadas na pele, dores abdominais e musculares, dores de cabeça. A doença tem alta taxa de letalidade, mas tem cura e o tratamento é feito por meio de antibióticos. Por isso, é fundamental buscar atendimento médico o mais rápido possível ao apresentar os sintomas.

ÁREAS DE RISCO

  • Área da Carioba: Pesqueiros do Rio Piracicaba, próximos ao parque têxtil da Rua Carioba;
  • Área da Casa de Cultura Herman Müller: Mata ciliar adjacente ao Ribeirão Quilombo;
  • Área do Rio Jaguari: Região pós-represa do Salto Grande (chácaras nas proximidades da Colônia Agrícola do Sobrado Velho);
  • Área do Museu Histórico: Pesqueiros na confluência dos rios Atibaia e Jaguari;
  • Área do Assentamento Milton Santos: Matas ciliares do Rio Jaguari e Córrego Jacutinga;
  • Área da ponte do Rio Piracicaba, sobre a Rodovia Anhanguera: Pesqueiros locais;
  • Área do Rio Piracicaba: Pesqueiros nas proximidades do Centro de Detenção Provisória de Americana (CDP);
  • Área da represa do Jardim Imperador: Residencial Portal dos Nobres;
  • Área da Praia dos Namorados: Orla da Represa do Salto Grande;
  • Área do Bairro Mirandola: Pastos e matas periféricas
  • Área da Praia do Zanaga: Braço da Represa do Salto Grande entre os bairros Antônio Zanaga e Vale das Nogueiras;
  • Área da Usina da CPFL: Represa do Salto Grande;
  • Área do Ribeirão Quilombo: Toda a extensão;
  • Área verde do Parque Nova Carioba: Mata ciliar do córrego Bertini.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

16 jan 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, registrou

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Cidades

15 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Administração, convoca 30 candidatos aprovados em concurso público para assumirem seus

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Saúde

15 jan 2026

Uma ambulância da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste quebrou na tarde desta terça-feira (13) na SP-310, a Rodovia Washington

Cidades

15 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Administração, convoca 51 candidatos aprovados em concurso público para assumirem seus

Anunciar ou recomendar matéria