A Prefeitura de Americana fará, em 25 de janeiro, o pagamento de licença-prêmio a 117 profissionais da Educação municipal, creditando R$ 1.820.426,72 aos educadores, atendidos em ordem cronológica, conforme a lista de espera dos processos protocolizados. O valor do benefício é referente aos protocolos feitos até fevereiro de 2022.
A licença-prêmio é concedida exclusivamente a servidor público admitido através de concurso público, após a prestação de cinco anos de trabalho, contínuos ou resultante da somatória de períodos alternados.
Os recursos para o crédito são, em grande parte, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), composto por receita proveniente de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação.
Ao comentar o pagamento do benefício, o prefeito Chico Sardelli agradeceu os educadores por seu trabalho. “Avançar no pagamento da licença-prêmio é nossa obrigação e uma forma de reconhecimento aos nossos servidores. Em conjunto com as secretarias de Administração, de Fazenda e de Educação, temos feito todos os esforços para creditar aos profissionais o que lhes é de direito”, declarou.
“Sou muito grato ao prefeito Chico Sardelli por me permitir atuar na minha área e por seu carinho pela Educação em Americana. Sempre fizemos o debate de que é importante investir na estrutura física e na qualificação, mas é importante também a valorização profissional. O educador tem que ser remunerado à altura do trabalho que exerce, deve ter seus direitos garantidos e temos feito isso desde o primeiro dia de gestão”, explicou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.