Em um mês em que nove cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) registraram saldo negativo de empregos formais, Americana se destacou regionalmente no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de maio, divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O município encerrou o mês passado com 4.104 admissões e 3.978 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 126 postos de trabalho. Com isso, Americana ocupou o quarto lugar entre as 20 cidades da RMC em relação à geração de empregos no período.
Os números ganham ainda mais relevância quando observados em perspectiva: no acumulado de 2025, o saldo é de 1.050 vagas formais abertas no município.
“O Caged é um retrato do momento e, portanto, bastante variável ao longo do ano. Além das políticas públicas de geração de emprego e renda adotadas pelos municípios, os números refletem também a atual conjuntura do país e o momento da economia”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros.
Ele destaca ainda iniciativas da Prefeitura para estímulo à economia, como a aprovação de medidas de desburocratização, o contato permanente com investidores e a oferta de cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional.