Americana lidera contratações no setor de alimentação da RMC

Dos 20 municípios que integram a RMC, 12 tiveram saldo positivo. Americana liderou o grupo, com saldo positivo, de 83 vagas.

Enquanto o setor de serviços encerrou junho com 1025 postos de trabalho fechados, o grupo de alimentação, formado por bares e restaurantes, da RMC (Região Metropolitana de Campinas) gerou 170 novas vagas com carteira assinada em junho e fechou o primeiro semestre com 452 novos empregos criados. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados), do Ministério doTrabalho, divulgados nesta terça-feira (30). Foi o quinto mês seguido com mais admissões que contratações no segmento.

De acordo com o Caged, no mês de junho o grupo de alimentação registrou um total de 2.885 admissões e 2.715 demissões, com saldo de 170 novos postos de trabalho. Os dados indicaram um ligeiro recuo no número de novas admissões em relação a maio (2.933), mas com queda nas demissões (2.889 em maio).

Dos 20 municípios que integram a RMC, 12 tiveram saldo positivo. Americana liderou o grupo, com saldo positivo, de 83, seguida por Campinas (51), Sumaré e Vinhedo (20) e Holambra (19). Entre as sete cidades com saldo negativo,  Santa Bárbara d´Oeste lidera (124), seguida de Indaiatuba (19), Jaguariúna (11), Monte Mor (8) e Itatiba (2). Cosmópolis foi o único município da RMC com saldo zerado.

No acumulado dos seis meses, com exceção de janeiro, quando o saldo entre admissões e demissões ficou negativo no total de 425 postos, todos os demais meses o setor apresentou desempenho positivo. “Isso mostra a importância dos bares e restaurantes tanto para a economia das cidades, como na geração de empregos, mesmo com as dificuldades para manter os pagamentos e contas em dia”, diz André Mandetta, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Regional Campinas.

Ele lembra, como uma das dificuldades, que em junho o setor registrou queda de 0,7% no volume de vendas, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. “A maioria dos bares e restaurantes também ainda não se recuperou totalmente dos prejuízos oriundos da pandemia e muitos ainda estão inseridos no Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), que prevê redução de carga tributária e, consequentemente, uma melhoria no fluxo dos caixas”, lembra.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

3 fev 2026

As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foram abertas nesta segunda-feira (2)

Cidades

3 fev 2026

O novo período de inscrições para vagas em creche na rede municipal será aberto pela Prefeitura de Americana, por meio

Cidades

2 fev 2026

A semana em Americana (SP) será de tempo instável, com predominância de chuva, trovoadas e risco de temporais entre esta

Cidades

30 jan 2026

O Grupo Germânica inaugura quinta-feira (5) a nova concessionária BMW Piracicaba. E para celebrar a nova fase da marca na

Cidades

30 jan 2026

Quem já foi adolescente sabe: estamos propensos a fazer besteira a qualquer momento, fato. Mas é o tamanho da imprudência

Cidades

30 jan 2026

A ACIA – Associação Comercial e Industrial de Americana realizou na noite desta quinta-feira (29) o sorteio de um veículo

Anunciar ou recomendar matéria