Redação Jornal Americanense

Americana terá abrigo emergencial para pessoas em situação de rua no Centro

O serviço de acolhimento emergencial terá início na terça-feira (17), na Casa de Passagem da Obra de Imaculada, localizada na Rua Carlos Gomes, 155, no Centro

O prefeito de Americana Chico Sardelli anunciou, na tarde desta sexta-feira (13), a ação “Acolher com Amor – Abrigo Emergencial para Pessoas em Situação de Rua”, que será realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as instituições Vinde à Luz e Fraternidade Guardiões da Imaculada. O objetivo é oferecer alimentação, banho, abrigo, pernoite e cuidados à população em situação de rua no período do frio. O serviço de acolhimento emergencial terá início na terça-feira (17), na Casa de Passagem da Obra de Imaculada, localizada na Rua Carlos Gomes, 155, no Centro. Os animais de estimação dos abrigados também receberão acolhimento.

A população poderá fazer doações de alimentos, agasalhos (feminino, masculino e infantil), colchão, travesseiro, lençol, fronha, meias, chinelos, toalhas de banho, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupa íntima (nova), entre outros itens, que podem ser entregues, a partir de segunda-feira (16), preferencialmente no Fundo Social (Rua das Poncianas, 930B, Jardim Glória), das 8h às 16h, ou no próprio Abrigo Emergencial (Rua Carlos Gomes, 155, Centro). O Fundo Social vai centralizar as arrecadações e coordenar as doações que serão utilizadas no abrigo emergencial e também para as famílias em situação de vulnerabilidade social e entidades assistenciais cadastradas.  

“Estamos aqui hoje para anunciar uma grande obra social, de carinho e amor ao próximo. Não poderíamos deixar de pensar nas pessoas que não têm abrigo, principalmente no período do frio, reforçando as ações e cuidados. Para isso, contamos com o apoio das instituições Vinde à Luz e da Fraternidade Guardiões da Imaculada, que farão este atendimento, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Fundo Social, em parceria com as demais secretarias, Guarda Municipal, Defesa Civil, entre outros parceiros, colaboradores e população”, destacou o prefeito. “Criamos em março de 2021 o Programa para a Atenção à População em Situação de Rua e o Comitê Intersetorial, que tem realizado várias ações desde então para atender as políticas públicas e melhorar a vida das pessoas em vulnerabilidade. Ano passado, no abrigo provisório na Fidam, também tivemos muitas parcerias e esta necessidade existe, mas também existem pessoas que trabalham para ajudar. Agradeço o comprometimento de todos. Os trabalhos não param e agora anunciamos a ação Acolher com Amor, que com muito empenho e dedicação da nossa equipe e dos parceiros também terá bons resultados para que a integridade da população em situação de rua seja preservada e assegurada”, afirmou Chico.

O vice Odir falou do trabalho em conjunto em prol da população em situação de rua. “Agradeço estar ao lado do prefeito Chico para anunciar esta ação tão importante para a cidade. Estamos trabalhando para jamais deixarmos desamparadas as pessoas que mais precisam neste momento. É uma ação de união”, ressaltou.

De acordo com a secretária da SASDH, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, os serviços serão concentrados no Abrigo Emergencial, que vai funcioanr na sede da Casa de Passagem, que já atende a população em situação de rua. “A Associação Vinde à Luz fará o atendimento no local também, reforçando o serviço e, se necessário, estenderá o atendimento para a sua sede. No ano passado, nos surpreendemos com a solidariedade da população de Americana, quando montamos o abrigo na Fidam, momento em que o prefeito Chico pediu atenção especial para acolher os desprotegidos. E hoje lançamos esta ação com a união das secretarias, instituições, Fundo Social. Que seja um projeto poderoso e abençoado. Agradecemos pela parceria e envolvimento de todos nesta ação em prol da população em situação de rua”.

A presidente do Fundo Social, Lionela Ravera Sardelli, falou da importância da ação e das doações: “É um momento importante para ajudar realmente as pessoas que precisam de abrigo. Agradeço a Vinde à Luz e à Fraternidade Guardiões da Imaculada e a todos os colaboradores. Temos muito trabalho a ser executado e contamos mais uma vez com a solidariedade da população para ajudar nas doações”.

O presidente da Câmara Municipal, Thiago Martins, ressaltou a preocupação da Administração para o atendimento imediato da população em situação de rua. “Nos primeiros dias de governo, veio o momento de abrigar do frio as pessoas que estavam vulneráveis nas ruas da cidade e a pandemia da Covid-19 estava no auge, mas o prefeito Chico enfrentou as dificuldades e procurou as soluções. Muitos não aceitam ser acolhidos e é um desafio ao Poder Público, pois sabemos que é difícil o convencimento para a pessoa ir para o abrigo. O abrigo também irá aceitar os animais de estimação da população em situação de rua e isso é muito positivo. A preocupação do governo do prefeito e secretários em se unirem, com apoio da Câmara, dos vereadores, é uma causa para ser apoiada, enquanto alguns querem retirar essas pessoas da cidade, aqui a prefeitura busca soluções para resolver a questão e isso nos orgulha. É um trabalho árduo, sério, estamos lidando com pessoas”.

O serviço de acolhimento emergencial para população em situação de rua será realizado em parceria com a Associação Vinde à Luz e a Associação Fraternidade Guardiões da Imaculada, que presta serviço na Casa de Passagem Obra da Imaculada, entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para execução destes serviços. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Assistência Social (SASDH) e Fundo Social de Solidariedade, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), em conjunto com Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente, da Saúde, Obras e Serviços Urbanos, Comunicação e Tecnologia da Informação, entre outros parceiros.

Em março e 2021, o prefeito Chico Sardelli lançou, por meio do Decreto Municipal nº 12.640, o Programa para a Atenção à População em Situação de Rua. Foi criado o Comitê Intersetorial do Programa de Atenção à População em Situação de Rua, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com o objetivo de fazer o diagnóstico e a elaboração da política de atendimento integrado, com a estruturação da rede de atendimento, e estudos para a implantação a Casa de Passagem para pessoas em situação de rua.

Participaram do anúncio os secretários de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira; de Gestão de Convênios, Vinícius Zerbetto; de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros; de Cultura e Turismo, Márcia Gonzaga; de Comunicação e Tecnologia da Informação, Allisson Roberto; o coordenador da Defesa Civil, João Miletta; o presidente da Fusame, Fábio Beretta Rossi; o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner, representando o secretário de Saúde Danilo Oliveira; o inspetor Wendeo, representando o diretor da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva; o presidente da Vinde à Luz, Luiz Augusto Roberto; o presidente da Associação Fraternidade Guardiões da Imaculada, Ricardo Maria;  Nilza Tavoloni e Eliane Biovezan Bruno, da Associação Vinde à Luz; a diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, a técnica de referência da SASDH, Maria Clara dos Santos Graciano, os vereadores Leco e Silvio Dourado; os secretários adjuntos Dener Chimeli, Neto Franzato e Márcio Leal, chefe de gabinete da Secretaria de Gestão de Convênios, Karen Mirelle da Silva Neves entre outros convidados.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

20 abr 2024

A 2ª Rota Cervejeira de Americana acontece neste fim de semana no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida

Cidades

19 abr 2024

Santa Bárbara está prestes a ganhar um novo centro comercial e gastronômico que promete encantar moradores e visitantes. Nas próximas

Cidades

18 abr 2024

O mistério que envolvia o Americana Mall finalmente chegou ao fim. Depois de muita expectativa, o shopping de Americana tem

Cidades

18 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (18) a revitalização de mais 10 praças em Americana. Com recursos próprios da

Cidades

18 abr 2024

Maristela Bellini Furlan Vilela, moradora de 44 anos do bairro Residencial Furlan, está desaparecida desde terça (16). Segundo relatos, a

Cidades

17 abr 2024

A rede municipal de ensino de Sumaré passou por uma uma modernização desde 2017, a fim de ofertar um ensino