Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Americana terá reforço do Estado para melhorias na Represa do Salto Grande

O assunto foi discutido nesta quinta-feira (1) no gabinete do prefeito Chico Sardelli e também durante vistoria e navegação no reservatório

Americana contará com o reforço da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado em ações de recuperação e melhorias na Represa do Salto Grande, entre elas a remoção de macrófitas, desassoreamento e articulação com outras cidades para reduzir a poluição. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (1) no gabinete do prefeito Chico Sardelli e também durante vistoria e navegação no reservatório.

O levantamento das atividades será feito nos próximos 30 dias e a execução deve levar entre 60 e 90 dias, segundo o superintendente do DAEE. A longo prazo, a meta é que seja feito um trabalho em parceria com as outras cidades que contribuem para a poluição da represa. 

Estiveram em Americana o secretário de Meio Ambiente do Estado, Fernando Chucre, e o superintendente do DAEE, Francisco Loducca. A visita foi feita após pedido do prefeito Chico e do deputado federal Vanderlei Macris ao governador Rodrigo Garcia.

O prefeito Chico Sardelli defendeu que as melhorias na represa vão além da questão estética e de lazer. “Temos que construir a possibilidade real de reverter o problema nosso de sermos uma lagoa de descarte. Estamos dando um passo importante, porque há concordância do município, do Estado e da equipe técnica, acho que nós só temos a ganhar. É a saída estratégica para o futuro na questão da água. É um reservatório crucial, queremos tratar a causa dos problemas”, disse Chico.

A equipe do DAE e do Meio Ambiente apresentou todo o histórico da represa aos representantes do Estado, apontando quais são e as principais causas dos problemas no reservatório. Conforme apresentado, a represa sofre os efeitos do descarte de esgoto promovido por 11 cidades localizadas acima de Americana na bacia, o que resulta em piora na qualidade da água e na proliferação das macrófitas, que são removidas regularmente pela CPFL.

Diante do cenário, o Estado irá reforçar a remoção das macrófitas e também elaborar um estudo para desassoreamento dos pontos mais críticos. “Nossos técnicos vão se integrar aos técnicos de Americana para que a gente veja os locais principais para fazer a retirada das macrófitas e fazer o desassoreamento de toda a área principal. O DAEE já trabalha com isso há muitos anos, então vamos fazer a batimetria e levantar o valor necessário para liberação desses recursos junto ao governador”, disse Loducca.

“Estamos falando de saneamento, que é fazer os investimentos nos municípios à montante, que é o que gera os problemas existentes na represa. O marco do saneamento estabeleceu uma série de exigências, principalmente em relação à coleta e tratamento de esgoto, vamos começar um trabalho aqui no sentido de fazer uma nova proposta de regionalização, que vai viabilizar a parceria dos municípios e Governo do Estado no combate ao problema do saneamento”, afirmou o secretário Fernando Chucre.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Odir Demarchi, o secretário de Meio Ambiente de Americana, Fabio Renato de Oliveira, o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, Carlos Zappia, o diretor da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Benjamim Bill Vieira de Souza, e o diretor da Associação Barco Escola, João Carlos Pinto. Após a reunião, o grupo foi até a sede do Barco Escola e navegou pela represa.
.
Os anúncios feitos na reunião foram motivo de comemoração. “É importante destacar a atitude e rapidez do governador Rodrigo Garcia, saímos dessa reunião com coisas a serem feitas, e é isso que a população espera da gente”, disse Odir.

“Essa é uma preocupação que eu sempre tive como deputado e é também uma preocupação do governador, então vamos continuar acompanhando juntos essa demanda”, afirmou Macris.

“Vamos ver a melhor forma técnica e ambiental para colocar em prática isso. A represa é nossa esperança para o desenvolvimento sustentável de Americana”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.

“É a primeira vez que temos uma participação tão efetiva do Estado em uma solução com prazos definidos. O trabalho é grande e a gente vai começar o mais rápido possível”, disse Zappia.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

28 maio 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, assinou o decreto nº 13.525, de 24 de maio de 2024, que dispõe sobre

Cidades

28 maio 2024

Os vereadores de Americana aprovaram na reunião desta terça-feira (28), com 17 votos favoráveis e uma ausência, em segunda discussão,

Cidades

28 maio 2024

O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) participou, nesta segunda-feira (27), da sanção da lei que cria as Escolas Cívico-Militares nas

Cidades

28 maio 2024

Neste domingo (26), o Instituto Pernas da Alegria, em parceria com o psicólogo Dr. Rafael Augusto Costa, proporcionou uma manhã

Cidades

28 maio 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), iniciou nesta segunda-feira (27) a instalação

Cidades

28 maio 2024

Dez estudantes medalhistas, cinco professores e uma escola da rede municipal de Educação de Americana, premiados na 18ª Olimpíada Brasileira