Voluntária de Americana compõe equipe de resgate de animais no Rio Grande do Sul

Foco da equipe não se limita apenas ao resgate de animais. Além das operações realizadas por barco para salvar animais, o grupo também está mobilizando recursos humanitários.

A protetora de animais de Americana, Roberta Lima,  é uma das dez pessoas que compõem o movimento Cadeia para Maus Tratos, liderado pelo deputado estadual Bruno Lima, que partiu no início da semana em uma missão de resgate rumo ao Rio Grande do Sul. O grupo, composto por cinco membros de São Paulo, três do interior e dois da Capital, partiu da metrópole paulista na noite de segunda-feira (6) com destino ao estado sulista, em resposta às enchentes que assolam a região.

Após a viagem  que durou horas, o grupo chegou ao Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (7)  e iniciou os trabalhos de resgate na quarta-feira (8). Ao entrar nas áreas afetadas pelas cheias, os voluntários testemunharam uma realidade ainda mais devastadora do que a mídia tem conseguido captar. No primeiro dia de atuação, foram 40 animais entre cães, gatos e pássaros resgatados. Nesta quinta-feira (9), um cavalo  foi resgatado, na cidade de Canoas. 

“Presenciar aqui o local é completamente diferente. Passamos pelas casas e há muita gente pedindo ajuda, carona para voltar para casa”, relatou Roberta. Segundo ela, a situação é de desespero, com vários animais mortos sobre os telhados das casas submersas, uma cena que ela descreve como ‘muito triste mesmo’.

O foco da equipe não se limita apenas ao resgate de animais. Além das operações realizadas por barco para salvar animais, o grupo também está mobilizando recursos humanitários. Atualmente, aguarda a chegada de 20 toneladas de alimentos, ração para animais e água para auxiliar a população local afetada pela catástrofe natural.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

4 jun 2026

Primeira noite reuniu milhares de pessoas para os shows de Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo e Panda, além de

Cidades

3 jun 2026

Baixas temperaturas, visibilidade reduzida e pistas úmidas aumentam os riscos nas rodovias e áreas urbanas; especialistas recomendam atenção redobrada dos

Cidades

3 jun 2026

Evento abre as comemorações dos 40 anos da festa, reúne os principais nomes da música sertaneja e deve movimentar milhares

Cidades

2 jun 2026

Profissional teve atuação destacada em órgãos públicos da região e enfrentava um câncer no pâncreas com complicações decorrentes de metástase

Cidades

1 jun 2026

O Grupo São Vicente iniciou nesta segunda-feira, dia1º de junho, a implantação da escala de trabalho 5×2 em sua operação

Cidades

31 maio 2026

Sem previsão de chuva significativa, os próximos dias devem ser marcados por sol entre nuvens e clima típico de outono

Anunciar ou recomendar matéria