Voluntária de Americana compõe equipe de resgate de animais no Rio Grande do Sul

Foco da equipe não se limita apenas ao resgate de animais. Além das operações realizadas por barco para salvar animais, o grupo também está mobilizando recursos humanitários.

A protetora de animais de Americana, Roberta Lima,  é uma das dez pessoas que compõem o movimento Cadeia para Maus Tratos, liderado pelo deputado estadual Bruno Lima, que partiu no início da semana em uma missão de resgate rumo ao Rio Grande do Sul. O grupo, composto por cinco membros de São Paulo, três do interior e dois da Capital, partiu da metrópole paulista na noite de segunda-feira (6) com destino ao estado sulista, em resposta às enchentes que assolam a região.

Após a viagem  que durou horas, o grupo chegou ao Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (7)  e iniciou os trabalhos de resgate na quarta-feira (8). Ao entrar nas áreas afetadas pelas cheias, os voluntários testemunharam uma realidade ainda mais devastadora do que a mídia tem conseguido captar. No primeiro dia de atuação, foram 40 animais entre cães, gatos e pássaros resgatados. Nesta quinta-feira (9), um cavalo  foi resgatado, na cidade de Canoas. 

“Presenciar aqui o local é completamente diferente. Passamos pelas casas e há muita gente pedindo ajuda, carona para voltar para casa”, relatou Roberta. Segundo ela, a situação é de desespero, com vários animais mortos sobre os telhados das casas submersas, uma cena que ela descreve como ‘muito triste mesmo’.

O foco da equipe não se limita apenas ao resgate de animais. Além das operações realizadas por barco para salvar animais, o grupo também está mobilizando recursos humanitários. Atualmente, aguarda a chegada de 20 toneladas de alimentos, ração para animais e água para auxiliar a população local afetada pela catástrofe natural.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

14 nov 2025

Clientes terão mais tempo nos dois dias para fazer suas compras e se trata de uma grande oportunidade para os

Cidades

13 nov 2025

Douglas Duarte Novaes, pesquisador de 37 anos, natural de Santa Bárbara d’Oeste, foi considerado um dos cientistas mais influentes do

Cidades

10 nov 2025

O Instituto Rosa do Bem finalizou a entrega dos alimentos arrecadados por meio da troca do vale-camiseta da 15ª Caminhada

Cidades

7 nov 2025

O Flamis Kids, tradicional casa de festas infantis de Santa Bárbara d’Oeste será reinaugurado com nova identidade visual e proposta

Cidades

7 nov 2025

O Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) lançou nesta quinta-feira (6) o programa “DAE em Ação pela Água

Cidades

7 nov 2025

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (6) alerta para a formação de fortes tempestades entre sexta-feira (7)

Anunciar ou recomendar matéria