Tem bailarino americanense no Bolshoi

A trajetória de Vicenzo é inspiradora e marca o início de uma jornada promissora no universo do balé clássico, agora sob a tutela de uma das mais prestigiadas escolas de dança do mundo.

Nos dias 18 e 19 de outubro, Joinville (SC) se tornou o ponto de encontro para centenas de bailarinos e bailarinas de todo o Brasil durante a maior seleção de dança do país. O objetivo era conquistar uma das 40 vagas para novos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para 2025. Entre os aprovados está Vicenzo Oliveira Pessoa da Silva, de apenas nove anos, que a partir do próximo ano vai estudar balé na renomada filial da Escola Bolshoi, localizado em Joinville, durante o próximo dia

A concorrência foi acirrada, com 3.083 crianças inscritas, resultando em uma média de 77 candidatos por vaga. Na fase final, 387 participantes, vindos de estados como Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Mato Grosso, Paraíba e Goiás, concorreram pelas vagas cobiçadas.

O processo seletivo é dividido em duas etapas rigorosas. A primeira, realizada na sexta-feira, é a chamada “média-fisioterápica”, onde fisioterapeutas, médicos e professores de educação física avaliam diversos aspectos dos candidatos, como postura, habilidades motoras, frequência cardíaca e respiratória, além de condições físicas como força muscular e flexível. Os aprovados nessa etapa avançaram para o sábado, quando foram submetidos à fase artístico-musical e cognitiva. Nessa fase, profissionais de dança, músicos e professores avaliaram a técnica dos candidatos, sua musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e até mesmo seu desempenho inte

Os aprovados na Seleção Nacional autorizam bolsas de estudo integrais, que incluem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, assistência odontológica preventiva, além de atendimento fisioterápico, nutricional e médico de emergência. O curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi tem duração de oito anos, oferecendo não apenas a formação técnica em dança, mas também uma base educacional que prepara os alunos para a vida profissional e a cidadania.

Robert Wagner da Silva, pai de Vicenzo, comentou o entusiasmo do filho durante o processo: “O Vicenzo estava muito confiante que iria passar, ele nos disse: pai e mãe relaxem, eu estou confiante, vou passar”.

A trajetória de Vicenzo é inspiradora e marca o início de uma jornada promissora no universo do balé clássico, agora sob a tutela de uma das mais prestigiadas escolas de dança do mundo.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

15 fev 2026

ACISB confirma paralisação no dia 17, enquanto legislação permite funcionamento normal; bancos também suspendem atendimento. O comércio de rua de

Cidades

13 fev 2026

Motoristas de Americana e cidades da Região Metropolitana de Campinas devem se preparar para tráfego intenso nas rodovias Anhanguera (SP-330)

Cidades

13 fev 2026

Quem pretende aproveitar o Carnaval em Americana deve se preparar para dias quentes, com bastante nebulosidade e pouca chance de

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Anunciar ou recomendar matéria