Beto Silva

Americanenses se unem no auxílio e no resgate de pessoas e animais no RS

Em Americana, algumas pessoas foram além e se dispuseram a viajar até às cidades alagadas no Sul para levar apoio in loco às pessoas e aos animais.

Desde que a situação de calamidade enfrentada pelos moradores do Rio Grande do Sul se tornou o principal assunto em todo o Brasil, uma legião de pessoas de outras regiões do país se formou para apoiar de todas as formas, seja na arrecadação de donativos por meio de campanhas ou na doação de recursos financeiros. Em Americana, algumas pessoas foram além e se dispuseram a viajar até às cidades alagadas no Sul para levar apoio in loco às pessoas e aos animais. 

Idealizado por Allan Ribeiro, o projeto Dividir e Multiplicar arrecadou 30 toneladas de alimentos que foram enviados para o Sul em 12 carretas nos últimos dias. Allan está nas regiões alagadas e tem atuado no resgate de pessoas e animais com um helicóptero cedido por empresários que apoiam o projeto. 

Segundo ele, o grupo está atuando em seis pontos de apoio nas cidades de Canoas, Guaiba, Eldorado, Triunfo, Lageado e Porto Alegre, as mais atingidas pelas cheias. 

Allan contou que o cenário é desolador e destruição, com a maioria das ruas submersas. “O cheiro é muito forte, o Exército está atuando na limpeza porque os barcos e jet ski estão parando por causa da sujeira”, contou. “O nosso helicóptero vem sendo usado para resgatar pessoas e animais e levar mantimentos onde os caminhões não chegam”, narrou. 

Segundo ele, a necessidade agora é de doações de produtos de higiene e de limpeza e de agasalhos. 

Guardas municipais

Dois guardas municipais de Americana estão atuando no resgate de vítimas e animais no Estado do Rio Grande do Sul. O coordenador de Planejamento, Wendeo Santos, e o subinspetor Franco estão há uma semana auxiliando no resgate de pessoas e animais na cidade de Canoas. 

Os patrulheiros pediram licença de suas respectivas funções e de forma voluntária, com seus próprios recursos, foram até o estado devastado pelos alagamentos, onde integram a equipe do deputado federal Delegado Bruno Lima e da ativista americanense da causa animal, Roberta Lima. A equipe se concentra na busca e resgate de animais abandonados em áreas alagadas, utilizando embarcações do @cadeiaparamaustratos e, após os resgates, esses animais passam por atendimento veterinário e são encaminhados a um abrigo onde estão sendo alimentados e recebendo o carinho dos voluntários.

“A maior dificuldade está sendo o volume de água que não abaixa. Nos últimos dias, este volume vem aumentando e comprometendo o resgate de pessoas e animais que ainda estão nos sobrados, pois as casas térreas já estão completamente cobertas pelas águas. A situação é muito trágica, mas estamos vendo que o povo daqui do Rio Grande do Sul é muito forte, e acredito que brevemente poderão estar retornando às suas casas. Agradeço muito o apoio do deputado Delegado Bruno Lima e daRoberta, que estão sendo muito parceiros nesta ação e deram um grande suporte para que a gente pudesse desenvolver todo esse trabalho’’, destacou o Wendeo. 

‘’O que vemos aqui é uma calamidade. Por dois dias teve uma estiagem, já na data de ontem (16), a chuva voltou a castigar, uma situação muito difícil, mas enquanto pudermos estaremos ajudando e tentando amenizar um pouco o sofrimento das pessoas que vivem aqui’’, acrescentou o Franco.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

4 jul 2025

O Núcleo de Especialidades de Americana promoveu, nesta quinta-feira (3), uma oficina voltada a mães de crianças com Transtorno do

Cidades

4 jul 2025

Americana apresenta o menor índice de analfabetismo da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com 1,67% dos moradores com 15 anos

Cidades

3 jul 2025

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), promove,

Cidades

2 jul 2025

O educador brasileiro Giuliano Coan, coordenador do NIAE – Núcleo de Inteligência Artificial Educacional da FAM (Faculdade de Americana), foi

Cidades

2 jul 2025

O Instituto Aliança, em parceria com a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos,

Cidades

2 jul 2025

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, assinou, nesta terça-feira (1), um convênio com o governador Tarcísio

Anunciar ou recomendar matéria