Redação Jornal Americanense

Após 9 horas de paralisação, transporte público coletivo é retomado em Santa Bárbara

Após a paralisação, representantes da empresa Nova Via se reuniram com o Sindicato e assinaram um acordo coletivo

O transporte público em Santa Bárbara d’Oeste foi retomado após uma paralisação de atividades de trabalhadores nesta quarta-feira (11). Organizada pelo Sindicato dos Condutores de Americana e Região, a mobilização deixou fora de circulação 26 ônibus, tendo começado nesta madrugada, às 4h, e durou até às 13h.

De acordo com o presidente da entidade, Claudemir Alves da Cruz, a paralisação foi motivada por questões como equiparação salarial à região abrangida pelo Sindicato (que inclui também Americana, Nova Odessa, Sumaré, Capivari, Hortolândia, Monte Mor, Elias Fausto e Rafard), qualidade dos produtos da cesta básica (que estariam vencidos), manutenção dos veículos, a situação dos banheiros dos trabalhadores e o período de férias.

Após a paralisação, representantes da empresa Nova Via se reuniram com o Sindicato e assinaram um acordo coletivo, onde foi realizada equiparação salarial igual da base da região. A empresa se comprometeu a fornecer cesta básica de qualidade e voltar com o antigo fornecedor, fornecer ônibus em bom estado para os trabalhadores e melhorar a condição de trabalho. A respeito das férias, informações serão divulgadas a partir do dia 1 de junho.

Questionada pelo JA, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que nem ela nem a empresa haviam sido comunicadas da greve e que, por isso, “considera o movimento abusivo já que não está respeitando a legislação na manutenção de frota mínima nas ruas.”

“A Prefeitura ressalta ainda que suas obrigações com a empresa estão rigorosamente em dia. Sobre as condições de trabalho e da frota, reclamadas pelo Sindicato, a empresa informou à Prefeitura que não procedem”, afirmou o órgão, que complementa:

“Além disso, a Prefeitura fez recente vistoria na frota, que foi toda renovada, com ônibus zero km, equipados com ar condicionado, Wi-Fi, tomadas USB e demais dispositivos técnicos que oferecem conforto ao usuário. Por fim, a Prefeitura notificou a empresa para que preste esclarecimentos sobre o ocorrido e as providências adotadas para regularização do serviço de transporte coletivo”.

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