Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Cadastro Único passa a funcionar em nova sede na próxima terça-feira

O Cadastro Único em Americana passará a funcionar em nova sede, a partir da próxima terça-feira (11). Segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, o atendimento passará a ser feito na Rua Dom Pedro II, nº 275, no Centro de Americana, com melhor infraestrutura para a população. A nova sede será inaugurada pelo prefeito Chico Sardelli na segunda-feira (10), às 16h30.

Por conta da mudança de endereço, o atendimento está suspenso a partir das 13 horas desta terça-feira (04), e retornará no dia 11, a partir das 8 horas.

“Todas essas novidades foram decididas pensando no melhor serviço para a população vulnerável e fortalecem também o nosso Cadastro Único. É um importante passo para o município”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

O sistema do Cadastro Único passará a ser operacionalizado pela Associação Beneficente Antônio José Guarda (AJG), conforme parceria firmada pelo prefeito Chico, em março. A partir de agora, a AJG passa a gerenciar o cadastramento para acesso aos benefícios concedidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, como o Programa Bolsa Família; o Benefício de Prestação Continuada (BPC); o programa Viva Leite; a Carteira para Idosos; o acesso a programas habitacionais; programas de redução de energia elétrica; isenção de inscrição de concurso público; alíquota reduzida INSS; para acesso aos Benefícios Eventuais como o Cartão Americana Alimenta e demais serviços e benefícios da Política Nacional da Assistência Social sob gestão da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, a partir de informações sobre o núcleo familiar, das características do domicílio, as formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

São consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.

A Prefeitura já realiza as atividades de cadastramento e possui 16.464 famílias inseridas no Cadastro Único, sendo 12.047 famílias com renda de até meio salário mínimo.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

12 jun 2024

A Prefeitura de Americana promove a 1ª Feira de Oportunidades e Qualificação no dia 19 de junho (quarta-feira), das 8h30

Cidades

12 jun 2024

A parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa e o Governo do Estado de São Paulo inaugura oficialmente nesta quinta-feira

Cidades

11 jun 2024

Sumaré é uma das cidades do Estado de São Paulo com possibilidade de segundo turno nas eleições municipais deste ano,

Cidades

11 jun 2024

A Feira Noturna da Praça da Bíblia, na Avenida da Saudade, na altura do Jardim Santana, é a próxima parada

Cidades

11 jun 2024

As obras da área de lazer que está sendo construída no canteiro central das avenidas Carmela Faé Ardito e Letícia

Cidades

10 jun 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), iniciou nesta segunda-feira (10) uma operação