Redação Jornal Americanense

Chico aumenta valor do Cartão Americana Alimenta e cria câmara de segurança alimentar

O prefeito Chico Sardelli (PV), ao lado do vice-prefeito Odir Demarchi (PL), anunciou nesta quinta-feira (20) o aumento de 20% no valor do Cartão Americana Alimenta e assinou o decreto nº 13.316, que institui a CAISAN – Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional.

O anúncio foi feito na abertura da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Americana (COMSEA) e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, no auditório da FAM – Faculdade de Americana. O evento reuniu cerca de 120 participantes.

“Esta Conferência é muito importante para discutirmos propostas e metas visando a erradicação da fome e a garantia de alimentação para todos. Nosso governo tem um olhar especial para as questões sociais e para as pessoas que mais precisam. Hoje anunciamos o aumento de R$100,00 para R$120,00 no valor do Cartão Americana Alimenta, em atendimento às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no município. Também estamos criando a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional, que irá cuidar e ajudar a fortalecer as ações nesta área no município. Agradeço a todos que estão participando da Conferência, a parceria com a FAM, COMSEA, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vereadores e secretários municipais”, disse o prefeito Chico Sardelli.

O vice-prefeito falou sobre a evolução das ações na cidade. “Em dois anos e meio do governo Chico e Odir vemos o avanço das ações e melhorias em todas as áreas. A Conferência tem um papel muito importante para a cidade. Anunciamos hoje várias melhorias para o enfrentamento da insegurança alimentar e destacamos o empenho da Secretaria de Assistência Social, do COMSEA, para lutarmos juntos no combate à fome. Agradecemos à FAM pela parceria desde o início da nossa gestão”, disse Odir.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, ressaltou a importância da criação do Cartão Americana Alimenta e da CAISAN. “Hoje é um dia muito importante para a população de Americana, com a realização da Conferência. Foram muitos desafios durante a pandemia, mas enfrentamos e conseguimos atender às famílias em situação de vulnerabilidade com a criação do Cartão Americana Alimenta. Agora fortaleceremos as ações de combate à fome com a criação do CAISAN, onde teremos as ações integradas visando melhorar a qualidade de vida da população”, disse a secretária.

O presidente do COMSEA, Ednei Gomes de Caires, agradeceu o apoio do prefeito Chico, da secretária Juliani, e de toda a administração pelo trabalho desenvolvido junto ao Conselho. “O prefeito Chico tem uma visão para a segurança alimentar e abriu as portas para o COMSEA. As propostas da Conferência vão gerar metas e o trabalho será fortalecido na cidade”, disse.

A mesa de abertura da Conferência também teve as participações do vereador Lucas Leoncine, líder de governo na Câmara Municipal, da secretária de coordenação da FAM, Adelaine Astolfo, dos vereadores Professora Juliana e Silvio Dourado.

O evento contou com a presença da coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Vanúzia Teixeira, que ministrou palestra na Conferência.

CAISAN

A Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será implementada por meio do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser construído intersetorialmente pela Câmara Municipal Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), com base nas prioridades estabelecidas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), a partir das deliberações das Conferências Nacional, Estadual e Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A CAISAN será presidida pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Foram nomeados para compor a CAISAN, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), os seguintes representantes:

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos:

  • Titular: Juliani Hellen Munhoz Fernandes;
  • Suplente: Beatriz Betoli Bezerra;

Secretaria Municipal da Saúde:

  • Titular: Danilo Carvalho Oliveira;
  • Suplente: Bruna Boer Ardito;

Secretaria Municipal da Educação:

  • Titular: Vinicius Ghizini;
  • Suplente: Isabele Serimarco Sabadin;

Secretaria Municipal do Meio Ambiente:

  • Titular: Fabio Renato de Oliveira;
  • Suplente: Antonio Sidney Franzatto Coelho;

Secretaria Municipal da Cultura e Turismo:

  • Titular: Marcia Gonzaga Faria;
  • Suplente: Eliane Cristina Barreto;

Secretaria Municipal do Planejamento:

  • Titular: Diego de Barros Guidolin;
  • Suplente: Maria Aparecida Martins Feliciano;

Secretaria de Desenvolvimento Econômico:

  • Titular: Rafael de Barros Simões Coelho;
  • Suplente: Grace Barbosa Guedes.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

29 fev 2024

O governador Tarcísio de Freitas voltou à sede da B3 nesta quinta-feira (29) para bater o martelo no leilão internacional

Cidades

29 fev 2024

A Secretaria de Educação de Americana está com 18 vagas de estágio abertas para estudantes do Ensino Superior. São 12

Cidades

29 fev 2024

O Sinditec (Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região) lançou nesta quarta-feira (28) o primeiro “Concurso de Comunicação de

Cidades

28 fev 2024

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, e a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de

Cidades

28 fev 2024

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), realizará o 3º Feirão

Cidades

28 fev 2024

Em uma ação intersecretarial de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Governo de SP convocou, para esta