Chico Sardelli e demais prefeitos da RMC assinam acordo de cooperação técnica para Cidades Inteligentes

Programa institui a criação de um banco de dados regional com o objetivo de guiar e facilitar a tomada de decisões conjuntas

Os prefeitos dos municípios integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) assinaram nesta terça-feira (17) o acordo de cooperação técnica com o Instituto Movimento Cidades Inteligentes, para a criação de um banco de dados regional com o objetivo de guiar e facilitar a tomada de decisões conjuntas. O prefeito de Americana, Chico Sardelli, participou da reunião de trabalho realizada em Holambra, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz.

O Instituto Cidades Inteligentes vai promover o regramento para a utilização desses dados regionalizados pela gestão pública, respeitando os marcos legais estabelecidos pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e demais legislações, e oferecendo subsídios às prefeituras para o desenvolvimento de projetos.

“Americana vai utilizar este banco de dados para antecipar caminhos e oferecer programas alinhados ao desejo e às necessidades da sociedade. E faremos isso utilizando informação técnica de forma inteligente e humana”, destacou o prefeito Chico Sardelli.

Ainda durante o encontro, o secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz, apresentou o potencial do turismo na RMC como vetor da economia regional, estadual e nacional.

Americana está inserida na Região Turística Bem Viver, ao lado dos municípios de Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, e figura entre as cidades da Rota Gastronômica estadual, além de ter participado recentemente do Seminário do Programa SP Ecoaventura, desenvolvido com o objetivo de melhorar as diretrizes de segurança de empreendimentos que trabalham com turismo de aventura no interior do estado.

“Queremos desenvolver ainda mais o potencial turístico de nossa cidade. Temos muito a oferecer aos turistas, que encontram em Americana a tranquilidade da natureza aliada à comodidade e aos bons serviços de grandes metrópoles”, declarou o prefeito, que quer audiência com Lummertz para apresentar novas propostas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

22 jun 2026

Primeira frente fria do inverno provoca chuva, ventos de até 60 km/h e queda acentuada das temperaturas em diversas regiões

Cidades

19 jun 2026

A FAM – Faculdade de Americana lança a campanha Cultura e Saber, uma iniciativa que une educação e cultura com

Cidades

19 jun 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), concluiu nesta quinta-feira (18) a instalação

Cidades

19 jun 2026

Os moradores de Americana devem se preparar para mais um fim de semana de temperaturas baixas. Após uma semana marcada

Cidades

18 jun 2026

Quem perdeu o espetáculo astronômico da noite de quarta-feira (17) terá uma nova chance nesta quinta-feira (18). A Lua crescente

Cidades

18 jun 2026

Com a chegada do inverno, que começa oficialmente neste domingo (21), a rotina no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida

Anunciar ou recomendar matéria