Chico Sardelli discute cenário hídrico junto ao Consórcio PCJ

No encontro, o prefeito apresentou a situação do abastecimento de Americana, que, apesar das dificuldades impostas pela ausência de chuvas e pela vazão baixa do Rio Piracicaba, está conseguindo captar água bruta - ainda que com baixa qualidade - e realizar o tratamento de maneira adequada, porém, mais lenta, o que tem causado intermitência no abastecimento de alguns bairros na última semana.

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), se  reuniu nesta quinta-feira (17) com o secretário executivo do Consórcio das Bacias PCJ, Francisco Lahoz, em busca de informações e soluções para o cenário de escassez de água enfrentado por toda a região. A recomendação dos técnicos é para que a população faça uso consciente da água.

No encontro, o prefeito apresentou a situação do abastecimento de Americana, que, apesar das dificuldades impostas pela ausência de chuvas e pela vazão baixa do Rio Piracicaba, está conseguindo captar água bruta – ainda que com baixa qualidade – e realizar o tratamento de maneira adequada, porém, mais lenta, o que tem causado intermitência no abastecimento de alguns bairros na última semana.

“Estamos monitorando de maneira constante a situação em Americana e estamos vendo que se trata de um problema real em toda a região, provocado por eventos climáticos extremos, por isso, é momento de união para buscarmos soluções conjuntas, sempre lembrando que a água é um bem finito e de uso coletivo”, afirmou o prefeito Chico.

“Nosso tratamento de água está mais lento, mas estamos conseguindo mandar água para todas as regiões, ainda que com algumas interrupções momentâneas. Reforçamos o trabalho de combate a vazamentos e perdas de água e estamos trabalhando com capacidade máxima na estação de tratamento de água”, afirmou o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Marcos Morelli, que acompanhou a reunião. Também estiveram no encontro o vice-prefeito Odir Demarchi e os secretários Fábio Renato Oliveira (Meio Ambiente), Vinícius Ghizini (Educação) e Leon Botão (Comunicação).

CENÁRIO CRÍTICO

A equipe técnica do Consórcio PCJ apresentou dados regionais que apontam para um cenário de “stress hídrico crônico”. As chuvas no mês de setembro foram 82% abaixo da média. Além disso, as vazões dos rios também estão abaixo da média histórica. A previsão para os próximos meses é que as chuvas ocorram também 50% abaixo da média.

“Estamos enfrentando uma terrível estiagem, intensificada pelas mudanças climáticas e eventos extremos. Toda a região das Bacias PCJ está enfrentando dificuldades de disponibilidade hídrica que só não estão piores devido às obras que foram realizadas após o aprendizado da crise de 2014/2015. A instabilidade do comportamento climático da região pode durar até o início de dezembro, quando espera-se o retorno das chuvas à média histórica. A situação em Americana, assim como em toda a Bacia hidrográfica, inspira atenção, mas os investimentos realizados pelo DAE e pela Prefeitura possibilitam que a cidade ainda esteja numa situação um pouco melhor que em outras localidades que, inclusive, decretaram situação de emergência. Nesse momento, é imprescindível a participação de todos, poder público e privado, e em especial da população, com o uso racional de água, para atravessarmos esse momento de instabilidade hídrica”, disse o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz. 

O Sistema Cantareira, que destina água para a bacia, apresentou uma maior redução em seu volume útil total em comparação ao mês anterior, operando, ao término de setembro, com 50,9% de volume armazenado. Além disso, as altas temperaturas também têm feito o consumo de água aumentar.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

19 jun 2026

A FAM – Faculdade de Americana lança a campanha Cultura e Saber, uma iniciativa que une educação e cultura com

Cidades

19 jun 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), concluiu nesta quinta-feira (18) a instalação

Cidades

19 jun 2026

Os moradores de Americana devem se preparar para mais um fim de semana de temperaturas baixas. Após uma semana marcada

Cidades

18 jun 2026

Quem perdeu o espetáculo astronômico da noite de quarta-feira (17) terá uma nova chance nesta quinta-feira (18). A Lua crescente

Cidades

18 jun 2026

Com a chegada do inverno, que começa oficialmente neste domingo (21), a rotina no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida

Cidades

17 jun 2026

Depois de uma semana marcada por manhãs geladas e muita neblina em várias cidades do interior paulista, uma nova frente

Anunciar ou recomendar matéria