Crianças conhecem hábitos dos papagaios na primeira oficina do EducaZoo

No primeiro dia de atividade do “Arraiá EducaZoo”, nesta quarta-feira (12), as crianças participaram de oficina de desenho e pintura e conheceram os hábitos alimentares dos papagaios, no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana. O evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana, vai até sexta-feira (14), das 13h30 às 16h.

As inscrições podem ser feitas antes de começarem as atividades, das 13h às 13h30, na portaria do Parque. São disponibilizadas 25 vagas por oficina.

“Identificando os papagaios do Zoo” foi o tema da oficina desta quarta-feira, abordado pela bióloga do Parque, Silvia Maria de Campos Machado Ortolano. 

Foram ressaltadas as características e diferenças nas colorações de cada ave. Em seguida, as crianças visitaram os recintos dos papagaios moleiro, cara roxa, peito roxo, chauá, papa cacau, verdadeiro, mangue, galego, campeiro e tucumana.

Os papagaios receberam comidas típicas, como pinhão e milho, e o espaço foi decorado com palhas. “Na abordagem, desde as atividades lúdicas de pintura, desenho e jogos de memória até a visita aos recintos, são contempladas a educação ambiental e a interação das crianças junto aos animais e à natureza, visando a conscientização sobre a preservação das espécies e a sensibilização de como nossas atitudes interferem no meio ambiente”, diz a bióloga.

As oficinas educativas são gratuitas e destinadas a crianças a partir de 7 anos de idade. Nos dias 13 e 14, os destaques serão para os temas “Conhecendo os pequenos primatas do Zoo” e “Diferenciando as onças-pintadas do Zoo”, respectivamente.

“As atividades promovem a educação ambiental de forma lúdica, trazendo mais conhecimento sobre os animais que estão no Parque, como eles vivem e são tratados. É importante respeitar e tratar bem os animais e a natureza para que possamos preservar o meio ambiente e as espécies para as futuras gerações”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.

Nas próximas oficinas, os participantes vão visitar os recintos dos micos e das onças. Os micos receberão palitos de frutas e as onças, espetos de carne, em alusão às fogueiras, típicas nas festas desta época do ano.

No estacionamento do Parque, haverá barraca de pipoca e amendoim para distribuição às crianças que forem visitar o espaço, mediante a apresentação de um voucher.

No mês de julho, durante as férias escolares, o Parque Ecológico – Zoo Americana abre também às terças-feiras, das 8h às 17h, visando proporcionar mais opções de lazer neste período.

O Parque Ecológico abre normalmente de quarta a domingo, e está localizado na Avenida Brasil, 2.525, no Jardim Ipiranga, numa área de 120 mil metros quadrados. O Zoológico abriga cerca de 400 animais, entre répteis, aves e mamíferos, mais de 103 espécies diferentes, sendo que 80% das espécies pertencem à fauna brasileira, e várias estão ameaçadas de extinção.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

18 out 2026

Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento da atriz e cantora. A atriz e cantora Lua Blanco, ex-Rebelde Brasil,

Cidades

17 out 2026

Terceira edição do evento teve apresentações gratuitas, distribuição de café e participação de artesãos na Praça Comendador Müller A Praça

Cidades

17 out 2026

23ª edição do Encontro com Educadores destacou a importância da troca de experiências e do uso da tecnologia na educação

Cidades

16 out 2026

A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a ocorrência de chuvas fortes nesta sexta-feira (16),

Cidades

16 out 2026

Após a repercussão das notícias sobre a demolição da antiga sede social do Clube dos Veteranos, localizada na Avenida Paulista,

Cidades

16 out 2026

Há mais de 20 anos na cidade com a Honda, grupo amplia sua atuação com operação exclusiva da marca chinesa,

Anunciar ou recomendar matéria