Redação Jornal Americanense

Crianças conhecem hábitos dos papagaios na primeira oficina do EducaZoo

No primeiro dia de atividade do “Arraiá EducaZoo”, nesta quarta-feira (12), as crianças participaram de oficina de desenho e pintura e conheceram os hábitos alimentares dos papagaios, no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana. O evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana, vai até sexta-feira (14), das 13h30 às 16h.

As inscrições podem ser feitas antes de começarem as atividades, das 13h às 13h30, na portaria do Parque. São disponibilizadas 25 vagas por oficina.

“Identificando os papagaios do Zoo” foi o tema da oficina desta quarta-feira, abordado pela bióloga do Parque, Silvia Maria de Campos Machado Ortolano. 

Foram ressaltadas as características e diferenças nas colorações de cada ave. Em seguida, as crianças visitaram os recintos dos papagaios moleiro, cara roxa, peito roxo, chauá, papa cacau, verdadeiro, mangue, galego, campeiro e tucumana.

Os papagaios receberam comidas típicas, como pinhão e milho, e o espaço foi decorado com palhas. “Na abordagem, desde as atividades lúdicas de pintura, desenho e jogos de memória até a visita aos recintos, são contempladas a educação ambiental e a interação das crianças junto aos animais e à natureza, visando a conscientização sobre a preservação das espécies e a sensibilização de como nossas atitudes interferem no meio ambiente”, diz a bióloga.

As oficinas educativas são gratuitas e destinadas a crianças a partir de 7 anos de idade. Nos dias 13 e 14, os destaques serão para os temas “Conhecendo os pequenos primatas do Zoo” e “Diferenciando as onças-pintadas do Zoo”, respectivamente.

“As atividades promovem a educação ambiental de forma lúdica, trazendo mais conhecimento sobre os animais que estão no Parque, como eles vivem e são tratados. É importante respeitar e tratar bem os animais e a natureza para que possamos preservar o meio ambiente e as espécies para as futuras gerações”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.

Nas próximas oficinas, os participantes vão visitar os recintos dos micos e das onças. Os micos receberão palitos de frutas e as onças, espetos de carne, em alusão às fogueiras, típicas nas festas desta época do ano.

No estacionamento do Parque, haverá barraca de pipoca e amendoim para distribuição às crianças que forem visitar o espaço, mediante a apresentação de um voucher.

No mês de julho, durante as férias escolares, o Parque Ecológico – Zoo Americana abre também às terças-feiras, das 8h às 17h, visando proporcionar mais opções de lazer neste período.

O Parque Ecológico abre normalmente de quarta a domingo, e está localizado na Avenida Brasil, 2.525, no Jardim Ipiranga, numa área de 120 mil metros quadrados. O Zoológico abriga cerca de 400 animais, entre répteis, aves e mamíferos, mais de 103 espécies diferentes, sendo que 80% das espécies pertencem à fauna brasileira, e várias estão ameaçadas de extinção.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 fev 2024

O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público do Estado de São Paulo ajuizou

Cidades

23 fev 2024

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Americana e o Desenvolve Santa Bárbara oferecem 753 vagas de emprego à

Cidades

23 fev 2024

Americana participa neste sábado (24) do “Dia D” de mobilização contra a dengue. Os agentes estarão no bairro Antônio Zanaga,

Cidades

23 fev 2024

Um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel deixou uma vítima fatal na Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira

Cidades

22 fev 2024

Mais um birdwatching (observação de aves em inglês) será realizado em Santa Bárbara d’Oeste. Desta vez acontecerá no Parque dos

Cidades

22 fev 2024

A Secretaria de Educação de Sumaré conquistou o prêmio de destaque pelo desempenho na Avaliação de Fluência Leitora em 2023.