O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana avançou com a instalação do sistema de videomonitoramento na autarquia e concluiu o serviço na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto da Praia Azul. Ao todo, foram instaladas 16 câmeras fixas, 1 speed dome (câmera com zoom óptico capaz de se movimentar por 360º e controlada de forma remota), e uma corneta.
As instalações do sistema estão na reta final, faltando apenas os reservatórios que estão sendo ampliados (Cidade Jardim, Ipiranga e Vila Santa Catarina), e a Captação de Água no Rio Piracicaba.
Além da ETE Praia Azul, as câmeras já foram instaladas na ETA – Estação de Tratamento de Água, na sede do DAE, no pátio de caminhões da autarquia e nos demais reservatórios de água.
O sistema é inédito, com um investimento de R$1.899.900,00. O videomonitoramento vai aumentar a segurança nas unidades, contando com sensores de presença, alarme e controle de acesso aos reservatórios, por meio de interfone com câmera.
“Precisamos garantir segurança no abastecimento. Furtos, roubos, depredação, que causavam prejuízos e consequências para toda a cidade, que é a falta de água, serão coibidos com esse sistema”, explicou o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenes Zappia.