De Nova Odessa ao Velho Mundo: Luiz Torelli e seu Uno móvel embarcam para a Europa

Em 2021, o JA entrevistou Luiz Henrique Torelli, um americanense que estava em processo de transformar seu Fiat Uno ano 2002 em uma casa móvel com o objetivo de chegar aos Estados Unidos. Após seis meses de trabalho duro, ele finalmente conseguiu concluir sua empreitada e partir para sua grande aventura.

A jornada foi intensa, com Torelli passando por países como Peru, Colômbia, Costa Rica e diversos outros da América Latina até finalmente chegar aos Estados Unidos. Lá, ele explorou o país e chegou ao seu objetivo final: a Times Square, em Nova York. Torelli relembra esse momento como algo mágico e emocionante.

“Eu subi em cima do carro, comecei a gritar com a bandeira, foi muito legal. As pessoas que passavam paravam, ficavam olhando o que estava acontecendo, achavam estranho, mas depois entenderam que eu tinha viajado muito tempo para chegar até ali. Foi muito especial”, conta Torelli.

Durante sua jornada, encontrou muitos brasileiros que o acompanhavam pelas redes sociais e que se tornaram seus amigos e seguidores. Ele realizou vários encontros com esses amigos, tanto nos Estados Unidos como na América Latina, fortalecendo sua rede de contatos.

Mas a aventura de Torelli não terminou com a realização de seu sonho. Depois de percorrer 30 estados nos Estados Unidos, ele tem um novo objetivo: conhecer a Europa com Sandro, seu Uno móvel. Após algumas semanas no Brasil, onde foi recebido com muita alegria por seus seguidores, embarcará para o Velho Mundo no dia 15 de maio, e deve passar por Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha e Itália durante sua viagem pela Europa.

“No meio da viagem decidi ir para a Europa. Tem vários brasileiros que me pediam para ir para lá. Quando você viaja o mundo, parece que o mundo vai ficando menorzinho e você quer continuar”, explica Torelli.

Hoje, o aventureiro é uma inspiração para muitos que o seguem nas redes sociais. Ele recebe mensagens de pessoas que encontraram nele uma inspiração para enfrentar problemas como depressão e ansiedade.

“Hoje minha vida virou isso, mostrar minha rotina na estrada. Depois que você volta fica estranho, parece que o seu mundo já não te pertence mais”, reflete Torelli.

E com o crescente sucesso nas redes sociais, Torelli agora recebe patrocínios de empresas que querem se associar à sua imagem e apoiá-lo em sua jornada. Mas, para ele, a viagem continua sendo algo que se faz um dia de cada vez.

“Na estrada não tem muito como fazer planos. Eu deixo muito para pensar depois. Cada dia é um dia”, conclui Torelli.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

16 jan 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, registrou

Cidades

15 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Administração, convoca 30 candidatos aprovados em concurso público para assumirem seus

Cidades

15 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Administração, convoca 51 candidatos aprovados em concurso público para assumirem seus

Cidades

13 jan 2026

O ano de 2026 reserva boas oportunidades para quem gosta de observar o céu. Quatro chuvas de meteoros devem marcar

Cidades

13 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio do Programa Futuro Certo, iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social

Cidades

12 jan 2026

Uma mulher de 25 anos acordou com sequelas no olho após um acidente doméstico envolvendo água sanitária, ocorrido pouco antes

Anunciar ou recomendar matéria