Defesa Civil de SP alerta para chuvas fortes e contínuas na Páscoa

Turistas que seguem para o litoral norte devem ter atenção redobrada

A Defesa Civil do Estado de São Paulo está alertando a população para um período de chuvas intensas que atingirá principalmente a faixa leste do estado a partir desta sexta-feira (7) e que deve permanecer até segunda-feira (10).

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) do estado, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), há condições de chuvas fortes e contínuas e moderada, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.

Segundo os órgãos, as condições climáticas são propícias para desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Destaque e atenção ficam voltados para Baixada Santista, Itapeva, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e litoral norte, onde haverá chuva forte e continua. Na capital, região metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Campinas a previsão é de chuva moderada.

“Recomendamos atenção redobrada para os turistas que descerão neste feriado de Páscoa para o litoral paulista. Devido aos últimos acontecimentos no fim de semana de Carnaval, no Litoral Norte, ressaltamos que alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido aos grandes acumulados de chuva”, diz a Defesa Civil estadual em nota.

A recomendação para os moradores das cidades com aviso para chuvas fortes e contínuas é a de que haja atenção para qualquer sinal de perigo, principalmente para aqueles que moram em área de risco. “Devem atentos aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199”, alerta o órgão. Outra orientação é a de não atravessar e entrar em áreas inundadas ou mesmo enfrentar enxurradas.

A Defesa Civil SP mantém orientações permanentes sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas e, também, os demais tipos de desastres por meio do aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS, e também o site.. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 jul 2026

A 34ª Semana da Educação de Americana foi aberta, na noite desta terça-feira (21), com a palestra do professor doutor

Cidades

23 jul 2026

A Praça de Esportes Marco Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro, em Americana, recebe neste domingo (26), das 11h às

Cidades

23 jul 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe, neste sábado (25), às 9h, o “Musclecontest Americana”, uma competição regional de

Cidades

23 jul 2026

O rendimento entre os jovens de SP é quase 20% maior que o nacional; ocupados eram mais de 3 milhões

Cidades

22 jul 2026

Novo ambiente oferece estrutura para estudos, trabalho, reuniões e convivência, fortalecendo a integração entre a Faculdade de Americana e a

Cidades

22 jul 2026

Campanha segue até 4 de agosto em 39 lojas do interior paulista, com promoções em produtos típicos da época, além

Anunciar ou recomendar matéria