O Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração aos 202 anos da Independência, levou um público rotativo de cerca de dez mil pessoas à Avenida Brasil, na manhã deste sábado (7). O evento foi realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A concentração foi no CCL (Centro de Cultura e Lazer). As atividades foram abertas com a apresentação da Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi” e do Corda Coral “Maestrina Marília Andrade”. Depois, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Americana pelo prefeito Chico Sardelli, o chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG 02-045), subtenente Alexandre Muniz, e o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Hudson Humphrey´s.
“É um dia de alegria, as famílias nas ruas vindo prestar sua homenagem à nossa querida Pátria chamada Brasil. Temos que cumprir nosso papel na defesa dos direitos da família, de todos aqueles que buscam uma nação melhor. Estou muito feliz de estar representando toda a população de Americana, Viva a Pátria, viva o Brasil, viva 7 de Setembro”, disse o prefeito Chico Sardelli no discurso de abertura.
“Quero parabenizar a nação por essa data tão importante, agradecer a todos os presentes e às entidades que estão participando desse desfile, demonstrando o amor à Pátria em nossa cidade”, falou o vice-prefeito Odir Demarchi.
O desfile de 2024 reuniu 34 grupos, incluindo 2.500 pessoas, cinco fanfarras e bandas, 90 automóveis, duas ambulâncias, 36 motocicletas, e 115 bicicletas e triciclos.
“O dia 7 de Setembro deixa essa reflexão pra gente, sobre o que estamos fazendo em nossa comunidade. Como estamos contribuindo para o bem comum? Somos todos de uma Americana só, todos de um país só, e temos todos que ajudar a melhorar o lugar em que vivemos”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
O presidente da Câmara de Americana, Thiago Broch (PL), também esteve presente, representando todos os vereadores: “É um prazer enorme estar aqui nessa data histórica para o povo brasileiro, e quero salientar minha gratidão a homens e mulheres que defendem o nosso país e constroem junto com o povo a nossa nação”, disse Thiago.