Eleições: Representantes da Meta e TikTok se reúnem com juízes  no TRE-SP

Além do presidente do TRE-SP e do corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré, participaram do encontro os integrantes da Corte Eleitoral, a Procuradoria Regional Eleitoral e os juízes da capital que atuarão na fiscalização da propaganda eleitoral nas eleições deste ano.

Representantes da empresa Meta, controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram, e da plataforma de vídeos TikTok  estiveram na sede do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) nesta segunda-feira  (5) para apresentar as políticas e os procedimentos das redes sociais durante o processo eleitoral, especialmente em relação ao combate à desinformação, à análise de conteúdos falsos e as medidas necessárias para garantir a integridade das eleições.

Em reunião no plenário da Corte, que contou com a presença do presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, o diretor jurídico da Meta, Rodrigo Ruf, apresentou as ações da empresa para atender à resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que trata da propaganda eleitoral, principalmente no que se refere ao impulsionamento de conteúdo nas redes sociais. Segundo ele, a empresa manterá os dados de quem contratar os anúncios em uma biblioteca para eventual fornecimento das informações em caso de ordem judicial. As publicidades, completou, serão devidamente identificadas e tarjadas se forem produzidas com recurso da inteligência artificial.

Responsável pela equipe de políticas públicas do TikTok, Fabiano Barreto informou que a plataforma veda qualquer tipo de anúncio político pago e de impulsionamento de conteúdo realizado por agentes políticos, sendo, no entanto, permitido aos usuários fazer publicações de opiniões sobre o processo eleitoral. De acordo com ele, a empresa também utiliza ferramentas para identificar conteúdos gerados por inteligência artificial.

As duas empresas ressaltaram que estão comprometidas com a redução da propagação de notícias falsas e a remoção de postagens que violem os seus padrões nas redes sociais. Ambas também apresentaram aos magistrados as informações necessárias que devem constar nas decisões para que consigam identificar conteúdos a serem removidos a partir de ordens judiciais durante as eleições. 

Além do presidente do TRE-SP e do corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré, participaram do encontro os integrantes da Corte Eleitoral, a Procuradoria Regional Eleitoral e os juízes da capital que atuarão na fiscalização da propaganda eleitoral nas eleições deste ano.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

29 jun 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana realiza um acompanhamento veterinário intensivo de Belo, um macaco-aranha-de-testa-branca

Cidades

28 jun 2026

Proprietário da tradicional marca de bebidas de Santa Bárbara d’Oeste deixa legado de empreendedorismo e forte ligação com a comunidade

Cidades

26 jun 2026

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, as empresas buscam profissionais capazes de desenvolver talentos, fortalecer equipes e

Cidades

22 jun 2026

Primeira frente fria do inverno provoca chuva, ventos de até 60 km/h e queda acentuada das temperaturas em diversas regiões

Cidades

19 jun 2026

A FAM – Faculdade de Americana lança a campanha Cultura e Saber, uma iniciativa que une educação e cultura com

Cidades

19 jun 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), concluiu nesta quinta-feira (18) a instalação

Anunciar ou recomendar matéria