A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Darcy Ribeiro, no Jardim da Paz, recebeu, nesta quarta-feira (10), o troféu itinerante da Campanha de Arrecadação de Tampinhas Plásticas e Lacres, referente à arrecadação no mês de abril, categoria ensino fundamental da rede municipal.
A entrega do troféu foi realizada em parceria pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Americana (SMA) da Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Programas e Agricultura, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Secretaria de Educação, e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) – Unidade de Limpeza Pública (ULP).
Além da entrega do troféu, foi realizada uma ação de sensibilização junto aos 320 alunos, além dos professores e funcionários, segundo a diretora de Educação Ambiental da SMA, Kátia Birke. “Os participantes receberam orientações e informações sobre o concurso ‘Meio Ambiente equilibrado e água, direito de todos, preservar nosso dever” e também sobre as atividades da FEAMA, Feira Ambiental, que será promovida em junho”, disse a diretora.
O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, ressaltou a importância das parcerias para o desenvolvimento dos projetos ambientais no município. “Todos os parceiros nos projetos estão empenhados em proteger o meio ambiente e promover a educação ambiental para que tenhamos um futuro melhor para nossas crianças. A campanha de arrecadação de tampinhas, a Feira Ambiental, o concurso, entre outras ações que desenvolvemos na cidade, têm o objetivo de agregar cada vez mais pessoas, mobilizando toda a sociedade para preservação do meio ambiente”, disse.
O campeonato de tampinhas, promovido pela APAE, entidade Amiga do Meio Ambiente, em parceria com a prefeitura, mobiliza as escolas da cidade, visando a conscientização e preservação do meio ambiente. Os materiais arrecadados são separados por cores pelo CDP – Centro de Detenção e toda a arrecadação é revertida para a realização de melhorias na APAE.
Durante a atividade, estiveram presentes, representando a Secretaria de Educação, a diretora da Escola Municipal Tempo de Viver (escola vencedora do campeonato no mês de março), Walkíria Arroyo, os representantes da APAE, Valdenir Blanco e Márcia Polido, funcionários da Unidade de Educação Ambiental da SMA e também da Limpeza Pública da Secretaria de Obras.
O Lixildo, mascote da Coleta Seletiva, também participou da ação de conscientização e interagiu com os alunos sobre a importância da coleta seletiva. Anunciada em junho do ano passado durante a Feira Ambiental Municipal de Americana, promovida pela SMA, a campanha prossegue na cidade e, na edição 2023 da feira, em junho, serão conhecidas as escolas que mais arrecadaram doações.