Alunos da Escola Estadual Bento Penteado dos Santos aprendem, de forma lúdica, a brincarem com pipas de forma segura e longe da fiação
Explicar às crianças sobre o risco de soltar pipa em áreas com rede de energia e o perigo de um choque elétrico, são o foco principal do evento “Brincar de pipa também precisa de cuidados”, que está sendo realizado entre hoje e amanhã (03) pela CPFL Paulista, na Escola Estadual Bento Penteado dos Santos, no bairro Antônio Zanaga, em Americana.
A iniciativa é parte do Guardião da Vida, programa permanente da distribuidora que busca conscientizar a população para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre as ações realizadas pela CPFL estão visitas a escolas para falar diretamente sobre o assunto com as crianças e adolescentes.
No encontro que acontece em Americana, cerca de 500 alunos, entre 7 e 11 anos, estão conhecendo de forma lúdica e educativa, os riscos que rondam a brincadeira a fim de evitá-los.
“É uma forma interativa de levar conhecimento para as crianças que aprendem brincando. As nossas maquetes energizadas, por exemplo, mostram as consequências de tentar tirar uma pipa enroscada dos fios da rede elétrica”, afirma Talita Cristina Pinotti, consultora de negócios da CPFL Paulista.
As crianças têm acesso ainda a vídeos orientativos e a maquete de uma casa energizada, na qual equipes da CPFL Paulista dão dicas de segurança e ensinam a economizar energia. Os alunos também conhecem de perto o caminhão da companhia com cesto aéreo e exemplares de EPIs (equipamentos de proteção individual). Um gibi é entregue aos participantes para que possam compartilhar com amigos e familiares o aprenderam durante o evento.