Espaço conta com equipe multidisciplinar especializada em inclusão escolar e dificuldades de aprendizagem, plano de ensino individualizado e análise contínua de comportamento
A Escolinha Todotom, voltada para a prática da educação infantil inclusiva, abre as suas portas nesta quinta-feira (14) na Rua Dona Margarida, 902, em Santa Bárbara d’Oeste. Pais e responsáveis poderão matricular seus filhos na escola, que dispõe de uma estrutura moderna e atenciosa, com corpo profissional experiente na educação e acompanhamento de crianças atípicas e típicas, com ampla bagagem em espaços terapêuticos e salas de aula e formação especializada em inclusão escolar.
Com uma equipe formada por pedagogas, fonoaudiólogas, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e oferecendo também aulas de inglês e de educação física, a escola procura atender crianças típicas e atípicas, buscando métodos fundamentados para lidar com eventuais dificuldades de aprendizagem.
Dentre os destaques da Todotom, vale ressaltar a prática da anamnese, a presença de um plano de ensino individualizado e a realização contínua de análise de comportamento. Profissionais terão um primeiro contato com a criança, testando recursos e métodos para entender mais sobre ela: quais são as suas dificuldades? Quais são os seus potenciais? Quais dessas dificuldades são típicas à idade e quais não são? Quais reforços podem ser utilizados para impulsionar seu desenvolvimento?
A partir daí, traça-se um plano de ensino individualizado. Realizado por uma equipe pedagógica multidisciplinar, o currículo da criança será organizado levando em conta o potencial de cada um, sem que se tente transpor o mesmo método pedagógico a todos. Objetivos de curto, médio e longo prazo são criados, estabelecendo metas concretas para o desenvolvimento de cada criança.
Para Luciene Matos, uma das fundadoras da Todotom, há uma frase de Marion Welchman que representa bem a missão da escola: “Se uma criança não aprende do modo que você a ensina, é melhor você ensinar de um modo que ela aprenda”. Parte desse objetivo é fundamentado pelos dados que a profissional levanta. “Vocês sabiam que 70% dos professores destacam que a inclusão é o tema do qual mais necessitam de reforço em formação? A nossa escolinha vem para suprir esse déficit contando com uma prática verdadeiramente inclusiva”, ressalta.
Elisangela Silva, idealizadora da escola ao lado de Luciene, destaca ainda os benefícios que uma escola de educação infantil especializada em inclusão escolar pode ter tanto para crianças atípicas quanto para crianças típicas: “Pesquisas já demonstraram que alunos sem deficiência que estudam em escolas inclusivas tiveram melhorias significativas no seu desenvolvimento acadêmico, emocional e na aprendizagem, graças aos recursos pedagógicos variados e criativos utilizados pelos professores”, afirma.
CONHEÇA AS FUNDADORAS DA TODOTOM
Luciene Matos é formada em Pedagogia e tem no currículo pós-graduações em Educação Especial e em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atraso de Desenvolvimento Intelectual e Linguagem (ABA). Atualmente, especializa-se na área da Neuropsicopedagogia. Além disso, conta com uma série de qualificações ao longo do caminho, destacando-se entre elas um curso internacional introdutório do Modelo Jasper. Também tem ampla experiência profissional clínica e em sala de aula, estando hoje à frente do espaço terapêutico Pequenos Passos.
Elisangela Silva também tem um histórico marcado por especializações na área inclusiva. Formada em Pedagogia, é pós-graduada em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual e também em Psicopedagogia e Autismo. Atualmente, cursa uma pós-graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Dentre as suas qualificações, destacam-se a de contadora de histórias, de pesquisa em educação especial e dificuldades em aprendizagem e também do método TEACCH. Trabalha atualmente como terapeuta na Pequenos Passos e já passou também por diversas escolas e espaços terapêuticos.