Especialistas do Senac Americana dão dicas para comerciantes se prepararem para a Black Friday

Com alta na intenção de compra, a data pode ser uma grande oportunidade para os varejistas que se planejarem

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes de todo o país. Isso porque o período é marcado pelo volume elevado de consumidores em busca de boas promoções para realizar seus sonhos de consumo ou até mesmo, antecipar as compras do Natal. Independente da motivação, a data é uma grande oportunidade de fazer negócios e alavancar as vendas mas, para isso, os lojistas precisam se preparar. Especialistas do Senac Americana dão orientações que vão desde o processo logístico até o cuidado com os sistemas on-line.

Com o orçamento comprometido devido a alta da inflação e, consequentemente, a queda do poder de compra, o brasileiro está em busca de boas promoções. É o que mostra a pesquisa de agosto de 2022 encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos. Segundo os dados levantados, 7 em cada 10 brasileiros têm a intenção de fazer compras nesta Black Friday.

Diante de tantos potenciais consumidores, o varejista deve estar preparado para que toda a sua engrenagem, desde o sistema de vendas, até a entrega do produto, esteja fluindo bem. Para isso, precisa se atentar a alguns pontos.

Mônica Marcio e Willian Ferreira dos Santos, docentes da área de gestão e negócios do Senac Americana, indicam que, antes de fazer qualquer anúncio, o lojista deve se atentar aos custos financeiros nas vendas promocionais, de forma a oferecer descontos realmente atrativos, mas que sejam financeiramente viáveis ao seu negócio. Além disso, recomendam que seja feito um planejamento prévio, que garanta o bom funcionamento de todo o processo de logística.

Os especialistas aconselham os comerciantes a se direcionarem por fluxogramas bem estruturados de processos, fazendo o monitoramento de estoque considerando níveis de reservas adequados (máximo, mínimo e ponto de ressuprimento) e realizar uma previsão de demanda ajustada à tendência de mercado.

Sobre as formas de pagamento, é recomendado driblar os longos prazos para recebimento, evitando assim, o desencaixe no fluxo de caixa.

Vendas on-line exigem mais cuidados

Se tratando de vendas on-line, há ainda algumas dicas adicionais. Segundo pesquisa da  Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), nesta Black Friday, o número de pedidos on-line deve ultrapassar R$ 8,3 milhões e o e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 6,05 bilhões. Os dados revelam uma forte tendência de compras on-line, o que significa um maior fluxo de consumidores nas plataformas de vendas. O que parece ser o sonho de todo comerciante, pode virar uma “dor de cabeça”, se não houver cuidado prévio com o sistema de venda utilizado.

Frank Tramontin, docente da área de TI do Senac Americana, recomenda que seja designada uma pessoa responsável em acompanhar as demandas no site. Além disso, ressalta a importância de, se possível, integrar o sistema de venda on-line ao sistema off-line da empresa. Essas medidas visam evitar que, durante uma falha de conexão, o consumidor conclua a compra de um produto que já não está disponível no estoque.

Em todo caso, Tramontin aconselha que os comerciantes se atentem para a possibilidade de obter o cadastro do cliente. Assim, se houver algum erro durante o processo de compra, o empreendimento poderá tentar retomar o contato com esse consumidor posteriormente.

Guto Xavier, também docente da área de TI da unidade, ressalta a necessidade de entrar em contato previamente com o suporte da plataforma utilizada pela empresa e questionar se o sistema está preparado para o aumento de demandas, e se atentar ao que está previsto em contrato.

“É importante perguntar o que acontece se a plataforma não suportar e sair do ar, qual o tempo garantido para retorno? Quais garantias tenho de não sair prejudicado em caso de queda?”, alerta.

Por fim, Mônica Márcio destaca que a capacitação e atualização contínua de empresários e de toda a sua equipe é fundamental. “Por meio de cursos, é possível ter acesso a ferramentas importantes para a boa gestão do negócio em momentos do cotidiano, de promoções e sazonalidade”, conclui.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

15 fev 2026

ACISB confirma paralisação no dia 17, enquanto legislação permite funcionamento normal; bancos também suspendem atendimento. O comércio de rua de

Cidades

13 fev 2026

Motoristas de Americana e cidades da Região Metropolitana de Campinas devem se preparar para tráfego intenso nas rodovias Anhanguera (SP-330)

Cidades

13 fev 2026

Quem pretende aproveitar o Carnaval em Americana deve se preparar para dias quentes, com bastante nebulosidade e pouca chance de

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Anunciar ou recomendar matéria