Esta é a melhor semana de setembro para observação da lua no OMA

Esta será a melhor semana de setembro para observação da lua, segundo o OMA (Observatório Municipal de Americana), administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura. As visitas públicas ocorrem na quarta e na sexta-feira, em grupos alternados a partir das 19h, e devem ser agendadas pelo telefone (19) 3408-4800.

“Estamos na Lua Crescente. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a Lua Cheia é sempre a pior fase a ser observada, entre outros fatores, devido ao excesso de luz. Nesta semana, os visitantes poderão observar através dos potentes telescópios do OMA o maravilhoso relevo de nosso satélite natural, com suas centenas de crateras, cordilheiras de montanhas com picos de até 4 mil metros de altura, vales, planícies e extensos planaltos. Um cenário ao mesmo tempo belo e desolador”, explica o astrônomo e coordenador do OMA, Carlos Andrade.

Além da lua, começou também o período de observação dos planetas gigantes. Já é possível observar o planeta Saturno e seus anéis, considerados “a maravilha do sistema solar”. Em cerca de 30 dias será a vez de observar Júpiter, o gigante dos mundos.

Em caso de tempo nublado ou chuvoso, a programação é automaticamente cancelada, necessitando novo agendamento. A presença de crianças menores de 5 anos na cúpula do Observatório não é permitida, porém elas poderão observar o céu acompanhadas de um adulto responsável por meio dos telescópios externos.

O acesso ao Observatório é pela entrada do Jardim Botânico Municipal, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no Parque Residencial Nardini.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

15 fev 2026

ACISB confirma paralisação no dia 17, enquanto legislação permite funcionamento normal; bancos também suspendem atendimento. O comércio de rua de

Cidades

13 fev 2026

Motoristas de Americana e cidades da Região Metropolitana de Campinas devem se preparar para tráfego intenso nas rodovias Anhanguera (SP-330)

Cidades

13 fev 2026

Quem pretende aproveitar o Carnaval em Americana deve se preparar para dias quentes, com bastante nebulosidade e pouca chance de

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Anunciar ou recomendar matéria