Hospital Municipal recebe primeira etapa do projeto ‘Lean nas Emergências’  

A primeira etapa de implantação do projeto “Lean nas Emergências” no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi teve início nesta quarta (13) e segue até esta quinta-feira (14).

A primeira etapa de implantação do projeto “Lean nas Emergências” no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi teve início nesta quarta (13) e segue até esta quinta-feira (14). O objetivo é aprimorar a gestão do Pronto-Socorro, com a melhoria do fluxo hospitalar e dos processos, por meio da iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) com a participação de consultores do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.  

A largada do projeto ocorreu no mês passado, com a realização de uma visita de diagnóstico ao HM. A jornada desta semana é a primeira de uma série de oito encontros presenciais que seguirão até agosto de 2025, de acordo com Paulo Azevedo, consultor do Sírio-Libanês. Até esta quinta, Azevedo e o também consultor Danilo Luz conduzirão as reuniões com a presença de equipes assistenciais do HM, gestores do hospital e representantes da Secretaria de Saúde, entre eles o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner, e a superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi.

“Nesta primeira etapa, teremos uma apresentação do hospital, de sua estrutura física, do time de colaboradores, da volumetria e dos dados gerais. Posteriormente, haverá uma apresentação institucional explicando o que é o projeto, como será desenvolvido e quais as etapas. E também vamos mostrar o diagnóstico do HM, criado a partir da visita inicial”, contou Azevedo. “Esse diagnóstico será o nosso norte para todo o projeto. Até amanhã (quinta) ainda teremos duas aulas teóricas para dar o embasamento para a equipe, mostrando ferramentas a serem utilizadas durante o projeto”, acrescentou.    

O diretor da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) em Americana, Klebson Soares Carvalho, salientou que o projeto vai aprimorar o atendimento oferecido aos pacientes no Pronto-Socorro e na Emergência do HM. “Assim como o aumento da qualidade dos serviços assistenciais, o maior comprometimento de nossos profissionais e a satisfação dos usuários SUS”, completou.

“O projeto visa melhorar a dinâmica do Hospital Municipal, a começar pelo atendimento no Pronto-Socorro. Depois haverá intervenções nos outros setores, aperfeiçoando os fluxos e processos de trabalho. A parceria com o Hospital Sírio-Libanês vai proporcionar inúmeros benefícios a todos os usuários do HM”, ressaltou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Lean nas Emergências

O projeto nasceu em 2017 e já contemplou mais de 200 hospitais brasileiros, obrigatoriamente instituições públicas ou filantrópicas que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

A metodologia Lean (lean manufacturing) é uma filosofia de melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Na tradução livre, “lean”, em português, quer dizer “enxuto”.

A metodologia trabalha com diversas ferramentas que visam promover o diagnóstico, fazer análise, execução e controle durante todas as etapas da assistência no pronto-socorro.

Além do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio-Libanês, também estão envolvidos o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Americana e a SCMC, organização social que administra o HM por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 ago 2025

A 9ª edição da Expodeps – Feira de Prestadores de Serviços já tem data marcada e promete movimentar Americana e

Saúde

22 ago 2025

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está em estado de alerta devido à queda

Cidades

22 ago 2025

A FAM – Faculdade de Americana anuncia a abertura do curso de Fonoaudiologia, com duração de quatro anos e turmas

Cidades

22 ago 2025

Um grave acidente aconteceu na quarta-feira (20) na Rodovia Washington Luís (SP-310), no interior de São Paulo. O motorista de

Cidades

22 ago 2025

O McDonald’s do Tivoli Shopping recebe neste sábado (23) mais uma edição do McDia Feliz 2025, considerada uma das maiores

Saúde

20 ago 2025

Uma brasileira de 38 anos faleceu após ser diagnosticada com um tipo raro de tumor ligado ao uso de próteses

Anunciar ou recomendar matéria