IBGE distribui Atlas Escolar repleto de erros geográficos

IBGE distribui Atlas Escolar repleto de erros geográficos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) distribuiu recentemente um Atlas Geográfico Escolar contendo diversos erros em seus mapas geológicos, gerando preocupação entre educadores e especialistas. Entre os problemas mais graves identificados está a troca dos mapas dos períodos Jurássico e Cretáceo, que apresentam uma diferença significativa de aproximadamente 70 milhões de anos entre si.

Além dessa troca, o atlas contém informações incorretas sobre a duração e a idade dos períodos geológicos. As datas fornecidas estão em desacordo com os padrões estabelecidos pela Comissão Internacional de Estratigrafia. Outro erro detectado é a representação errada das placas tectônicas, particularmente a divisão dos continentes no período Permiano.

O atlas também apresenta equívocos conceituais, como a definição de que a crosta terrestre flutua sobre o magma. Na verdade, a crosta se movimenta sobre uma camada superior do manto denominada Astenosfera. Este erro pode levar a um entendimento incorreto dos processos geológicos pelos estudantes.

Em nota oficial, o IBGE reconheceu alguns dos erros presentes no Atlas Geográfico Escolar e informou que está preparando uma errata para corrigir as informações equivocadas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

24 out 2025

A Dahruj Rent a Car promove, entre os dias 23, 24 e 25 de outubro, o Grande Feirão de Seminovos,

Cidades

24 out 2025

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Americana disponibiliza 520 vagas de emprego. Os interessados podem comparecer pessoalmente à

Cidades

23 out 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove neste sábado (25), das 8h às 11h, uma

Cidades

23 out 2025

A duplicação da Estrada da Balsa, que liga a região do Jardim das Orquídeas aos bairros Jardim da Balsa I

Cidades

23 out 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta segunda-feira (20) uma ação de controle do

Cidades

23 out 2025

A unidade do Grupo São Vicente da cidade Nova Odessa está de cara nova. Com um investimento de R$10 milhões,

Anunciar ou recomendar matéria