O início da primavera no hemisfério sul, exatamente às 15h19 desta segunda-feira (22), favorece a observação do planeta Saturno e das constelações do Capricórnio, Aquário e Peixes, entre outras, no Observatório Municipal de Americana (OMA) “Astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik”, vinculado à Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A entrada é gratuita.
Estrelas binárias, nebulosas e cúmulos estelares também são atrações da estação das flores. A primavera vai durar 89 dias, 20 horas e 43 minutos e traz os equinócios, quando dia e noite têm respectivamente 12 horas de duração.
As visitas agendadas ocorrem às quartas, quintas e sextas-feiras, às 21h30, mediante inscrição prévia pelo telefone (19) 3408-4800. Os participantes são recebidos pelo responsável pelo OMA, o astrônomo Carlos H. A. Andrade.
Em caso de tempo nublado ou chuva, a visita é cancelada e é necessário o agendamento de uma nova data. Crianças menores de 5 anos não podem entrar na cúpula do OMA e têm acesso ao terraço na companhia de um adulto.
O acesso ao Observatório é feito pela entrada do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghel”, localizado à Rua Abrahim Abraham, 400 – Parque Residencial Nardini.
“As visitas ao OMA são encantadoras e surpreendentes. Os telescópios permitem a observação detalhada do céu, de seus planetas e estrelas e o público aproveita a riqueza de informações fornecidas pela equipe do espaço cultural”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.