Em pouco tempo, o Residencial Vida Longa, em Americana, proporcionou uma mudança na realidade vivida por João Ignácio Roque, de 60 anos. Atendido por outros espaços de acolhimento e instituições de apoio antes da oportunidade de ser beneficiado pelo projeto, entregue pelo prefeito Chico Sardelli em dezembro de 2024, ele define a sensação de liberdade como um diferencial na rotina que lhe foi apresentada desde a chegada ao seu novo lar, localizado no bairro Jaguari.
“A minha realidade mudou. Aquela sensação de liberdade, que não tinha antes, aqui a gente passa a ter. Moro no meu cantinho agora, só de ter o próprio banheiro melhora muito. Muitas pessoas que moram na rua não conseguem mudar, é difícil. E eu achei que não ia dar certo, mas fui um dos primeiros a chegar e aqui estou, mexendo com a horta, sempre fazendo alguma coisinha. Não fico parado, converso com todo mundo”, relata João.
A nova condição proporcionada pela moradia digna também o motiva a se preparar para rever os três filhos. “Meus filhos moram muito longe, faz tempo que a gente não se vê. Estou economizando, já que aqui não pago aluguel. Quem sabe um dia a gente se encontra”, conta o morador do Vida Longa. “O futuro é indefinido, mas tenho fé em Deus. Vou ficar por aqui, que tem uma equipe muito legal, e seguir minha vida”.
O Serviço de Acolhimento em República para Pessoas Idosas, administrado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, oferece moradia, proteção e suporte para pessoas acima de 60 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com vínculos familiares fragilizados.
Os idosos devem residir há pelo menos dois anos no município, ter renda de até dois salários mínimos e autonomia para realizar tarefas diárias. Para o atendimento, os potenciais moradores são avaliados a partir do acompanhamento realizado pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e encaminhados para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
A construção do Residencial Vida Longa foi executada pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em área cedida pela Prefeitura de Americana. As obras tiveram o acompanhamento da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.