Redação Jornal Americanense

Morre aos 20 anos de idade ariranha do Parque Ecológico de Americana

Jhonny nasceu no Zoológico de Brasília em 2002 e foi transferido para o Parque Ecológico de Americana em 2004

O Parque Ecológico de Americana comunicou nesta quarta-feira (4) o falecimento do seu exemplar de ariranha, o Jhonny, como era conhecido, um idoso de quase 20 anos. A morte foi confirmada no mês de abril e está sendo aguardado retorno do Centro de Patologia Animal do Instituto Adolfo Lutz, que deve indicar o motivo do óbito.

O animal foi acompanhado pelo médico veterinário do Parque durante três semanas, quando apresentou uma fraqueza e emagrecimento de forma repentina. Desde então, foi mantido no cambeamento do recinto para um acompanhamento de alimentação e cuidados médicos.

Inicialmente, Jhonny apresentou uma resposta favorável, em bom estado de atividade, alimentando-se de forma razoável e com atividade de banho natural. Após uma semana, apresentou redução do apetite e discreta apatia. Neste momento, foram administradas algumas medicações, como vitaminas e analgésicos. Com isso, ele retomou sua alimentação e sua atividade.

Por se tratar de um paciente idoso, uma vez que a estimativa de vida da espécie é de 14 a 17 anos, e o animal apresentava quase 20 anos, foi mobilizada uma equipe para realização de exames mais detalhados, que seriam realizados na semana seguinte. “Mas infelizmente o Jhonny não resistiu”, afirma a equipe.

Durante a primeira avaliação de necropsia foram encontradas alterações em rins, pâncreas, bexiga e fígado, dentre os quais processos inflamatórios e nódulos tumorais. Foram coletados materiais que foram encaminhados para análise laboratorial no Centro de Patologia Animal do Instituto Adolfo Lutz, e assim será possível diagnosticar o motivo do óbito, além de coletar dados importantes que podem aumentar o conhecimento sobre a espécie, fornecendo mais informações aos Projetos de Conservação desta espécie.

Histórico

Jhonny nasceu no Zoológico de Brasília em 2002 e foi transferido para o Parque Ecológico de Americana em 2004. Em 2013, após uma chuva forte que levou a danos estruturais em seu recinto, foi transferido ao Zoológico de Sorocaba. Em 2019, após uma grande reforma em suas dependências, retornou aos cuidados do nosso Parque Ecológico, onde permaneceu até seus últimos dias.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Polícia

18 jan 2025

Uma história de coragem e resistência marcou o resgate de Bethina Feldman, de 11 anos, filha dos empresários André Feldman

Cidades

17 jan 2025

O empresário Paulo Henrique Brancati, conhecido por sua atuação marcante em Americana e região, faleceu na madrugada desta sexta-feira (17),

Cidades, Polícia

17 jan 2025

Um helicóptero que transportava uma família de Americana caiu na noite desta quinta-feira (17) em uma área de mata no

Cidades

16 jan 2025

A Prefeitura de Americana vai adquirir 13,1 mil kits de material escolar para estudantes da rede municipal de Educação. O

Cidades

16 jan 2025

Sumaré registra grande volume de chuva na noite desta quarta-feira (15): cerca de 106 mm. Sempre alerta às ações de

Cidades

15 jan 2025

O serviço de eliminação das canaletas de águas pluviais nas esquinas da Avenida Carlos Botelho, no Centro de Nova Odessa,

Anunciar ou recomendar matéria