Atividade pacífica reunirá arte e dança no CEU das Artes do Planalto do Sol II
As integrantes do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres) de Santa Bárbara d´Oeste participarão mais uma vez do movimento internacional One Billion Rising 2023, de combate a violência contra as mulheres. O tema será inspiração e aspiração.
O evento reunirá dança e artes no CEU das Artes, no Jardim Planalto do Sol II, a partir das 14h neste sábado (28). As participantes vão ensaiar os passos de dança nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, na frente da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Esmeralda.
Durante o evento sábado haverá gravação de um vídeo, que será encaminhado ao comitê organizador mundial, para divulgação sobre o movimento em todas as partes do mundo.
A reverenda Yone da Silva, ativista do CMDM, disse que a participação da cidade é muito importante neste ano, em razão da comemoração de uma década da campanha. A primeira edição ocorreu em 14 de fevereiro de 2013.
“Neste ano um bilhão de mulheres se erguem pela libertação do patriarcalismo, pela atuação de cultura de paz, construção de comunidade, escuta ativa e preservação do meio ambiente”, disse a reverenda.
Também será um ano para contar histórias, fortalecer a solidariedade, compartilhar sonhos, plantar árvores, criar arte, homenagear as mulheres, a terra e dançar, resumiram as organizadoras barbarenses.
Entre as vertentes a ser abordadas estão o combate ao capitalismo predatório, a impunidade, a pobreza, a opressão, a divisão, a exploração, a vergonha, o controle, o individualismo, a ganância, a violência e a desigualdade de renda.
“A dança insiste em ocupar espaço e, embora não tenha um rumo definido, vamos juntos. A dança é perigosa, alegre, sexual, sagrada, perturbadora e contagiosa e quebra as regras. Pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer pessoa, e é grátis. A dança se junta a nós e nos impulsiona a ir mais longe e é por isso que ela está no centro de One Billion Rising”, disse Eve Ensler, coordenadora mundial do evento.
A linha mestra do movimento internacional é eliminar a violência contra as mulheres, de gênero, contra a terra, além de cultivar o cuidado próprio, a confiança e a compaixão. Será um momento também de estimular a sororidade, para cooperação entre as mulheres em vez da competição. O evento é aberto a todas as mulheres, inclusive cisgênero e transgênero.
Esse movimento planetário começou em 2013 para tentar reverter a estatística de uma em cada três mulheres vítimas de espancamento ou estupro ao longo de suas vidas. Com a população mundial estimada em 8 bilhões, quer dizer que cerca de um bilhão de mulheres e meninas serão vítimas de violência.
Quando a campanha foi criada pela primeira vez, em 2012, a coreógrafa Debbie Allen presenteou sua coreografia para “Break The Chain” para One Billion Rising. Desde então, os ativistas vêm fazendo a dança original e interpretando-a. Outros grupos criaram suas próprias e novas coreografias e as incorporaram em seus eventos.
Serviço:
One Billion Rising
Ensaio: quinta-feira (26), às 19h, na frente da UBS do Jardim Esmeralda, na Rua Ribeirão Preto, 110, Jardim Esmeralda.
Evento: Sábado (28), às 14h, no CEU das Artes, na Rua Argeu Egídio dos Santos, nº 100, no Planalto do Sol II.