Condepham aprova 1ª fase de restauro do Casarão do Salto Grande

O Condepham de Americana aprovou a fase inicial do projeto de restauro do Museu Histórico e Pedagógico ‘Dr. João da Silva Carrão’, o Casarão do Salto Grande.

O Condephan (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural) de Americana aprovou a fase inicial do projeto de restauro do Museu Histórico e Pedagógico ‘Dr. João da Silva Carrão’, o Casarão do Salto Grande. O órgão atua para garantir a preservação da história do município por meio de seus prédios, monumentos e bens históricos.

De acordo com o presidente do conselho, Heliton Escorpeli, cada etapa dessa fase foi esclarecida pela empresa OES Engenharia e Construções, responsável por apresentar a proposta aprovada pelo Ministério da Cultura que viabilizou a captação de recursos para as obras por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A empresa também já realizou o projeto executivo de restauro da Casa Hermann Müller.

“O projeto de restauro do Casarão vai preservar um patrimônio estadual, resguardando a história e levando conhecimento. Foi dado o primeiro passo para um restauro eficiente, responsável, necessário e urgente. O Condepham estará participando de perto e sempre de prontidão para que sejam tomadas as melhores decisões em defesa do patrimônio histórico de Americana”, afirma Escorpeli.

O arquiteto Alberto Streb, sócio proprietário da OES, ressalta a importância da aprovação. “A decisão do Condepham é de grande valia para confirmar a necessidade de fazer o restauro da fachada lateral esquerda do Casarão”, diz o profissional, que trabalhou junto à empresa Rescap na troca do telhado do Casarão do Salto Grande em 2008.

A fase do projeto aprovada pelo Ministério da Cultura compreende a fachada lateral esquerda. As obras incluem a substituição das madeiras deterioradas que fazem parte da estrutura das paredes e sustentam o assoalho, bem como batentes, a remoção total da pintura da fachada e de cinco centímetros de espessura da parede externa. Esse material será tratado e transformado em argamassa para novo reboco da parede, devolvendo a harmonia da fachada, retirando as trincas e fissuras.

“O restauro viabiliza a preservação do Casarão do Salto Grande, que além de manter viva a história da fundação da nossa cidade, também representa um marco do empreendedorismo de várias famílias e gerações que se estabeleceram em Americana”, acrescenta a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

O trabalho conta com patrocínio da Goodyear do Brasil. A produção cultural é da empresa Veneciano Cultural, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

29 out 2026

Grupo se apresenta em 13 de dezembro na Usina Santa Bárbara; ingressos começam a ser vendidos em 3 de novembro,

Cidades

27 out 2026

Atividade do Outubro Rosa contou com pintura em tela, almoço e troca de experiências entre 20 integrantes do grupo Mulheres

Cidades, Polícia

26 out 2026

Americana ocupa a quinta colocação entre as cidades mais seguras do Brasil com população de 200 mil a 500 mil

Cidades

26 out 2026

A Caravana de Natal Coca-Cola FEMSA 2026, que estará em Americana no dia 18 de novembro (quarta-feira), tem previsão de

Cidades

23 out 2026

A ACIA – Associação Comercial e Industrial de Americana realiza nesta sexta-feira (23) e no sábado (24) a primeira edição

Cidades

21 out 2026

O Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghel” comemora seu aniversário de 19 anos neste sábado (24), com programação gratuita aberta

Anunciar ou recomendar matéria