Beto Silva

Condepham aprova 1ª fase de restauro do Casarão do Salto Grande

O Condepham de Americana aprovou a fase inicial do projeto de restauro do Museu Histórico e Pedagógico ‘Dr. João da Silva Carrão’, o Casarão do Salto Grande.

O Condephan (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural) de Americana aprovou a fase inicial do projeto de restauro do Museu Histórico e Pedagógico ‘Dr. João da Silva Carrão’, o Casarão do Salto Grande. O órgão atua para garantir a preservação da história do município por meio de seus prédios, monumentos e bens históricos.

De acordo com o presidente do conselho, Heliton Escorpeli, cada etapa dessa fase foi esclarecida pela empresa OES Engenharia e Construções, responsável por apresentar a proposta aprovada pelo Ministério da Cultura que viabilizou a captação de recursos para as obras por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A empresa também já realizou o projeto executivo de restauro da Casa Hermann Müller.

“O projeto de restauro do Casarão vai preservar um patrimônio estadual, resguardando a história e levando conhecimento. Foi dado o primeiro passo para um restauro eficiente, responsável, necessário e urgente. O Condepham estará participando de perto e sempre de prontidão para que sejam tomadas as melhores decisões em defesa do patrimônio histórico de Americana”, afirma Escorpeli.

O arquiteto Alberto Streb, sócio proprietário da OES, ressalta a importância da aprovação. “A decisão do Condepham é de grande valia para confirmar a necessidade de fazer o restauro da fachada lateral esquerda do Casarão”, diz o profissional, que trabalhou junto à empresa Rescap na troca do telhado do Casarão do Salto Grande em 2008.

A fase do projeto aprovada pelo Ministério da Cultura compreende a fachada lateral esquerda. As obras incluem a substituição das madeiras deterioradas que fazem parte da estrutura das paredes e sustentam o assoalho, bem como batentes, a remoção total da pintura da fachada e de cinco centímetros de espessura da parede externa. Esse material será tratado e transformado em argamassa para novo reboco da parede, devolvendo a harmonia da fachada, retirando as trincas e fissuras.

“O restauro viabiliza a preservação do Casarão do Salto Grande, que além de manter viva a história da fundação da nossa cidade, também representa um marco do empreendedorismo de várias famílias e gerações que se estabeleceram em Americana”, acrescenta a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

O trabalho conta com patrocínio da Goodyear do Brasil. A produção cultural é da empresa Veneciano Cultural, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Polícia

21 out 2024

O prefeito Chico Sardelli (PL) e o vice-prefeito Odir Demarchi (PL) apresentaram, na manhã desta segunda-feira (21), duas novas viaturas

Cidades

21 out 2024

Assim como o tubarão é o predador soberano dos oceanos, a picape Shark da BYD chega ao mercado brasileiro com

Cidades

21 out 2024

Nesta segunda-feira (21), o dia será de sol com muitas nuvens, com a temperatura variando entre 19°C e 29°C. Apesar

Cidades

20 out 2024

A Avenida Brasil, em Americana, ficou mais uma vez tomada pelo rosa na manhã deste domingo (20). Mais de 8.500

Cidades, Saúde

20 out 2024

Um grupo de mulheres pacientes da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana participou de uma

Cidades

19 out 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), se  reuniu nesta quinta-feira (17) com o secretário executivo do Consórcio das Bacias