O projeto “Navegando pelas Águas do Conhecimento” foi retomado, nesta terça-feira (1), com a volta às aulas nas escolas para o segundo semestre. A atividade é organizada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto de Americana), pela Associação Barco Escola da Natureza, Secretaria Municipal de Educação e pela CPFL Renováveis.
Cerca de 35 pessoas, entre crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos da Diaconia São Judas Tadeu, organização sem fins lucrativos da cidade, tiveram uma aula sobre educação ambiental.
O passeio começou com a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do DAE, onde aprenderam sobre temas variados, como recursos hídricos; esgoto sanitário; os processos de purificação da água antes de ser destinada para o abastecimento da população; entre outros.
Depois, os participantes foram ao Barco Escola, na Represa do Salto Grande, onde receberam instruções e orientações enquanto navegavam pela Represa.
“O trabalho educacional é importantíssimo na preservação dos recursos hídricos, porque apenas com o conhecimento, com a sabedoria, e tendo noção do que acontece na nossa região, nosso país e até no nosso planeta com referência ao consumo e à disponibilidade de água, é que nós podemos agir como cidadãos de uma sociedade comunitária. Ter água depende do conhecimento e do nosso trabalho coletivo”, disse o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.
O projeto “Navegando pelas Águas do Conhecimento” segue com agendamento para a lista de espera, para escolas e entidades que queiram participar.
Os interessados podem entrar em contato com o Centro Educacional do DAE pelo telefone (19) 3471-2937 ou pelo e-mail educacional@daeamericana.sp.gov.br .