Redação Jornal Americanense

Nova Odessa abre inscrições online para três passeios histórico-culturais

Os três passeios são gratuitos e acontecem nos próximos dois sábados, dias 07 e 14 de maio

A Prefeitura de Nova Odessa abriu as inscrições online para o 1º Passeio Histórico-Cultural, idealizado para a programação de celebração do aniversário dos 117 anos de fundação da cidade. Os três passeios são gratuitos e acontecem nos próximos dois sábados, dias 07 e 14 de maio. O link para os interessados é o https://www.sympla.com.br/passeio-historico-cultural—nova-odessa__1565836.

Serão por volta de três horas de passeio, em que os munícipes passarão de trenzinho pelos principais pontos marcantes na história de Nova Odessa. No primeiro sábado (07), aconteceram dois passeios, um às 9h e outro às 14h. No segundo sábado (14), apenas um, a partir das 9h.

Estão disponíveis 45 vagas por passeio. Para garantir um lugar a vaga, o munícipe deve se inscrever pelo link do Sympla, escolhendo o melhor horário que deseja participar: https://www.sympla.com.br/passeio-historico-cultural—nova-odessa__1565836.

A promoção dos passeios é do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura, que organizou um “tour” junto com a historiadora e professora Letícia Alkschbirs, que irá “guiar” os participantes narrando a história de cada espaço visitado.

“Esperamos muito que todos aproveitem esse passeio e possam entender a importância de conhecer melhor a nossa história e os pontos mais marcantes desses 117 anos”, comentou o responsável pelo Departamento de Cultura, Carlos Eduardo Pinotti Jr.

Mais informações sobre o passeio podem ser tiradas através do Departamento de Cultura pelo número (19) 99762-6369 ou pelo instagram @culturanovaodessa.

ROTEIRO TURÍSTICO

Saindo da Estação Ferroviária da Praça Central José Gazzeta, ponto de partida de grande relevância para o início da História de Nova Odessa, pela qual muitos imigrantes chegaram até as terras da então Pombal (como era antigamente conhecida a cidade), o roteiro turístico irá passar por diversos pontos históricos do município.

O tour inicia-se pela Fazenda do Estado, sede do IZ (Instituto de Zootecnia), referência nacional e internacional por suas pesquisas científicas nas áreas de produção animal e pastagens, que teve a contribuição extremamente marcante do Dr Carlos Botelho, fundador do Núcleo Colonial de Nova Odessa e que na época ocupava o cargo de secretário de Agricultura do Estado.

Com a Fazenda do Estado sediada no município desde sua fundação, a cidade se tornou sede principal do Instituto em 1975, sendo o maior ponto de pesquisa zootécnica da cidade até hoje, tendo grande peso nesses 117 anos de história.

Após a entrada no Instituto, o trenzinho segue rumo ao Cemitério Municipal, ponto em que a historiadora, enquanto apresenta os jazigos históricos, contará uma curta biografia das principais personalidades e famílias que contribuíram na fundação de Nova Odessa.

O terceiro ponto é o Jardim Botânico Plantarum, outro local de referência internacional em pesquisa, mas na área de conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990 por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico Harri Lorenzi, tendo atualmente um acervo vivo constituído por mais de 4.000 espécies vegetais, representando os principais grupos botânicos da flora nativa do Brasil, sendo considerado o maior da América Latina.

Saindo do Plantarum, o trenzinho segue rumo até a região rural da Fazenda Velha, em direção à 1ª Igreja Batista, ponto que faz parte do turismo religioso da cidade por ser a primeira igreja batista fundada na cidade. A igreja foi fundada por imigrantes da Letônia, tendo hoje grande maioria dos seus frequentadores compostas por seus descendentes.

Após a saída da Fazenda Velha, o passeio segue em direção a Coden Ambiental, antiga Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa, responsável pelos serviços de Saneamento Básico do município. fundada em 24 de fevereiro de 1977, a empresa municipal completou 45 anos de atividades. É uma empresa de economia mista, tendo a Prefeitura Municipal como sua acionista majoritária. Foi criada com a denominação de “Companhia de Desenvolvimento” por ter como objetivo inicial construir obras públicas municipais.

Um dos últimos pontos é a Igreja Nossa Senhora das Dores (a Igreja Matriz), outro ponto de interesse do turismo religioso da cidade. Localizada no centro de Nova Odessa, desde 1916 é a principal igreja católica da cidade, proporcionando além de missas, eventos e quermesses muito marcante na história dos frequentadores.

O último ponto do roteiro é o Centro Cultural Herman Jankovitz, doado formalmente ao município em 1998, sendo usado para atividades culturais e também local onde foi instituído a Biblioteca Municipal Prof. Antônio Fernandes Gonçalves. O tour retorna ao local de saída ao fim da última visita.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

28 mar 2024

Um homem abaixou as calças e mostrou o bumbum ao passar por um radar, em Campinas. A cena ocorreu no

Cidades

28 mar 2024

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, pela prática dos

Cidades

28 mar 2024

Pela segunda vez, o Governo Federal vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas

Cidades

27 mar 2024

As crianças de Sumaré receberam nesta semana Ovos de Páscoa personalizados, por meio da uma parceria do Fundo Social de

Cidades

27 mar 2024

A Autoban prevê fluxo de 470 mil veículos no sistema Anhanguera-Bandeirantes durante a Operação Páscoa, entre saída e chegada à

Cidades

27 mar 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), lançou nesta terça-feira (26) o Ganha Tempo Digital, um site que vai trazer